Jovem cantora relata vivências na cena musical paraense

Luize Liz desponta em festival universitário. No Dia do Músico, 22 de novembro, artista fala sobre o que considera um dom.

ter, 22/11/2022 - 15:15
Arquivo pessoal Luize Liz: revelação no cenário musical paraense Arquivo pessoal

Composição, arranjos, melodia, ritmo, canto. Capaz de emocionar, transformar e alegrar a vida de quem a ouve, a música pode despertar memórias e inspirar o presente. Como forma de homenagear os artistas que transbordam inúmeras sensações por meio do som, nesta terça-feira (22) é celebrado o Dia do Músico.

Seja na trilha sonora de filme ou na comemoração de um casamento, promovendo sentimentos, debates e cultura, a música está presente nos variados espaços. Para a cantora Luize Liz, 20 anos, que tem o convívio com a cena musical desde a infância cantando na igreja, a música é um dom vindo de Deus. “Desde pequena convivo com a música. Meu pai é compositor e um apaixonado por essa arte que é muito expressiva no meu município de Igarapé-Miri. Nossa casa é muito frequentada por músicos”, conta.

Luize fala sobre a motivação para estar no universo musical e relata que ingressar no curso de canto da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Emufpa, neste ano, foi um verdadeiro divisor de águas em sua carreira e tem acrescentado muito na vida da artista. “Minhas família e os amigos da música têm sido fundamentais nesse começo, juntamente com a resposta que venho recebendo do público que aprecia o meu trabalho e me faz seguir”, explica.

A jovem cantora relembra o momento mais marcante vivenciado por ela na música, destacando o projeto The Voice Estudantil, que ocorre durante as comemorações do Dia do Músico, em sua cidade natal. Luize assistia às edições e tinha vontade de participar, mas acreditava não estar preparada, até que em 2016 decidiu encarar o desafio e foi a vencedora. “Foi maravilhoso, motivador e fez mudar tudo o que eu, até então, pensava sobre a música na minha vida”, afirma.

Luize acredita que a música é comunicação, emoção e um misto que agrega ao trabalho, prazer, cultura e informação. Luize também comenta sobre suas maiores inspirações no meio artístico. “Artistas da MPB, que é um estilo musical que faz a minha identidade, podendo ser destacados: Marisa Monte, Elis Regina, dentre muitos. A música paraense, com toda sua riqueza”, cita.

Reunindo arte, música e Amazônia, a UFPA e a Fundação Cultural do Pará receberam o festival Jambu Live 2022, como parte do Circuito Jambu Multicultural. Luize Liz foi apresentada como Aposta Jambu 2022. Para ela, a experiência pode ajudar na carreira profissional. "Uma experiência incrível. Oportunidade de me tornar mais conhecida e poder projetar minha carreira profissionalmente. O projeto é maravilhoso, equipe nota mil. Estou muito feliz e realizada em participar e ser escolhida como Aposta Jambu 2022", destaca.

A cantora conta seus planos e trabalhos para este ano, como profissional e estudante. "Sou aluna da Emufpa e nesse final de ano tenho algumas apresentações programadas. No campo profissional, estamos finalizando um trabalho através do Studio Sinimbú Music, que será lançado em breve. Estarei abrindo agenda a partir de dezembro para apresentações", detalha Luize.

Por Even Oliveira, Isabella Cordeiro e Karoline Lima (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores