Papangus de Bezerros ganha exposição gratuita no Recife

Mostra reunirá obras de artistas locais, leitura cultural e oficinas

por Paulo Uchôa sex, 13/01/2023 - 19:25
Moyra Nascimento Papangus de Bezerros ganha exposição gratuita no Recife Moyra Nascimento

A partir deste sábado (14), a Galeria 180Arts, no Bairro do Recife, abrirá suas portas para receber uma exposição que exalta a magia dos Papangus de Bezerros. Reunindo obras de artistas locais, além de promover leitura, oficinas de máscaras e xilogravuras, o espaço promete encantar os visitantes com uma imersão intensa na história cultural das figuras mascaradas.

"O Carnaval de Bezerros é do tamanho do mundo. Por isso, através dessa exposição, nós queremos mostrar um pouquinho das riquezas culturais e dos grandes talentos que existem em nosso município. Afinal, são eles que nos ajudam a contar a nossa história. Convido todos aqueles que amam nossa cidade para visitar a exposição, conhecer quem somos e se apaixonar ainda mais pela Terra do Papangu", disse Lucielle Laurentino, prefeita de Bezerros.

Bruno Clisman, secretário de Turismo e Cultura do município, afirmou: "Bezerros é um celeiro de cultura, arte, gastronomia e turismo ecológico. Falar de Bezerros é trazer à tona, toda alegria e mais de 100 anos de história do Papangu e seus carnavais que se tornaram referência no Brasil ao longo dos anos".

A identidade visual do projeto foi concebida pelo design gráfico bezerrense Eduardo Lemos, trazendo uma linguagem jovem e com cores vivas. Para a curadoria da exposição, foram escolhidos três amantes da cultura bezerrense: Sueli Silva, Robeval Lima e Vamberto Carvalho. O olhar sensível da câmera ficou por conta do cinegrafista Ismar Santos, que junto ao time, deu vida ao documentário 'Uma Viagem na História dos Papangus'.

De acordo com Monique Gabrielle, coordenadora de aparelhos e incentivo à cultura de Bezerros e expositora responsável pelo evento, a mostra foi desenvolvida com bastante pesquisa. "Colocamos a população bezerrense dentro da sua própria história, momento para relembrar os antigos carnavais. O Papangu é nossa herança cultural, herança essa, que devemos passar para as novas gerações", explicou. A entrada para a exposição é gratuita. As oficinas custam a partir de R$ 40.

Serviço

História dos Papangus de Bezerros

14 de janeiro a 28 de fevereiro | Domingo a sexta-feira, das 10h às 18h

Galeria 180Arts - Rua da Guia, nº 207, Bairro do Recife

COMENTÁRIOS dos leitores