Carnaval do Recife abre alas para a nova música brasileira

Marco Zero receberá artistas como João Gomes e Uana

por Geraldo de Fraga sex, 27/01/2023 - 15:02
João Velozo/LeiaJáImagens Programação do sábado de Carnaval no Marco Zero João Velozo/LeiaJáImagens

A Prefeitura do Recife divulgou a programação do Carnaval 2023, nesta sexta-feira (27), e o anúncio de algumas atrações chamou a atenção do público. Nomes de peso da atual música brasileira ganharam vez no Marco Zero, principal palco da festa.

Trazer artistas que não fazem ‘música de carnaval’, no entanto, não é novidade no Carnaval do Recife, que, afinal, carregou durante décadas a alcunha de ‘multicultural’. Mas a Prefeitura sempre privilegiou atrações mais do mainstream, como Jota Quest e Titãs (Nando Reis, inclusive, também tocará esse ano na festa).

O que o Marco Zero 2023 traz de surpresa é a adição das atrações mais atuais, como Duda Beat, Melim, Uana, João Gomes e Pabllo Vittar (que até já se apresentou, mas no Rec Beat). Figurinhas carimbadas em grandes festivais pelo país, essa turma ganha agora espaço em uma das maiores festas populares do Brasil.

“O Carnaval do Recife é um desafio, primeiro pelo lado da operacionalidade, ele envolve todos os setores da Prefeitura. Mas o maior desafio é justamente compor sua grade. Recife é uma cidade diversa, democrática e o Carnaval é isso, envolve várias manifestações”, explica o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto.

“Procuramos, com essa grade, que tem, por exemplo, Duda Beat e Uana, trazer gente da cena nova, que compõe o princípio democrático do Carnaval do Recife. Mas eu gosto de dizer que é a representação do Brasil”, completa.

Esse princípio, segundo Marcelo Canuto, dará o tom também na festa da periferia. “Nos polos descentralizados, também haverá essa mistura, convidados nacionais com a cena recifense. O carnaval do Recife é um grande desafio, mas sempre dá certo. Vai ter gente na rua, povo, turista, e vamos fazer essa volta pós-pandemia ser um dos melhores carnavais de todos os tempos”, promete.

COMENTÁRIOS dos leitores