Folia do Papangu volta a Bezerros após 2 anos de pandemia

Emoção tomou conta das ruas do município, que promove um dos carnavais mais tradicionais do interior de Pernambuco

por Marília Parente dom, 19/02/2023 - 15:06
João Velozo/LeiaJáImagens Papangu da prevenção contra Covid João Velozo/LeiaJáImagens

Neste domingo (19), a população de Bezerros, no agreste pernambucano, se reencontrou com a Folia do Papangu, um dos carnavais mais conhecidos do estado. Após dois anos de pandemia de covid-19, a emoção tomou conta de ruas lotadas por foliões de toda a região.

No tradicional Bloco do Papangu, que circula pelas principais ruas do centro da cidade, a orquestra de frevo animou os mascarados. "Faz trinta anos que saio no bloco. Graças a Deus, estamos voltando depois de dois anos parados. O carnaval tá de volta e a gente com toda saúde", celebrou a foliã Fátima Silva, que costuma desfilar como Papangu ao lado do cunhado, Wando Silva.

Circulando pela folia, um Papangu saiu de casa pronto para garantir a a segurança dos foliões. Vestido com roupas brancas em referência aos profissionais de saúde que trabalharam durante a pandemia, ele borrifa álcool gel nas mãos de quem puder. "A pandemia não acabou. A gente não pode evitar a aglomeração do carnaval, que é uma festa muito popular, mas a gente continua se prevenindo, lavando as mãos e usando álcool gel", destaca ele, que prefere se identificar apenas como "Papangu".

No polo Ronaldo Solto Maior, na praça São Sebastião, os grupos de Cultura popular apresentaram a tradição do município. A confeiteira Milena Vasconcelos levou a filha  Mariana, de cinco anos, para conhecer os papangus. "Eu sou de Bezerros, mas a gente mora no Recife, onde ela nasceu. Os papangus são nossa principal tradição e a gente não pode deixar de incentivar nossos filhos a conhecer nossa cultura" afirma.

Folia do Papangu

A tradição dos papangus surgiu em Bezerros, nos anos 1900, através de uma brincadeira promovida pelos familiares dos senhores de engenho. Mascaradas e mal vestidas, essas pessoas saíam pelas ruas da cidade pedindo angu de milho aos moradores. As crianças logo adquiriram o hábito de anunciar a chegada dos mascarados aos familiares, gritando: "lá vem os papa-angu". A prática passou a ser repetida nos carnavais da cidade, transformando-se em um dos símbolos da folia pernambucana.

COMENTÁRIOS dos leitores