Mauro Mamute leva rock e cidadania sobre duas rodas

Músico paraense semeia educação e liberdade mundo afora com o Projeto Motor-Plug - Estrada e Rock and Roll

sex, 03/03/2023 - 13:55

Vivendo sobre duas rodas com uma motocicleta Harley-Davidson, uma guitarra carinhosamente apelidada de "Lucy" e com o forte sentimento de liberdade que ecoa pela sua música, Mauro Mamute, de 52 anos, viaja livremente pelas estradas do Brasil e América do Sul tocando de maneira independente o gênero musical que o define desde a infância: o Rock and Roll.

Nascido e criado no Marajó, arquipélago localizado ao norte do estado do Pará, o educador e músico relata que desde criança procura um lugar no mundo, pois sentia-se à margem da sociedade. "Desde criança sempre busquei meu lugar no mundo. Eu tinha dislexia e vivo com ela até os dias atuais. Tem um filme indiano chamado 'Como estrela na Terra' e me identifico muito com a história", afirma Mauro. “Aos 12 anos ganhei uma guitarra e também uma bicicleta Monark. Com essa idade era tudo que um garoto como eu gostaria de ter. Pedalar sobre duas rodas, sentir o vento no rosto e tocar Rock and Roll.”

O paraense relembra vivências da infância e adolescência. “Eu lembro que um dia disputei uma corrida com um carro e acabei batendo em um poste e fiquei em coma uma semana. Quando voltei do coma, minha mãe me disse que eu só perguntava da bicicleta e da minha guitarra”, diz Mamute. “Acho que quando eu estava em coma eu devo ter voltado no tempo até Milwaukee, nos Estados Unidos, em 1903. Pois daí surgiu o sonho de ter uma motocicleta Harley Davidson, a guitarra Fender e o Rock 'N' Roll tudo junto e misturado.”

Criado ao redor de muita música, Mamute releva que conheceu o rock aos 9 anos de idade. Ele revela paixão e admiração por figuras como Jimi Hendrix, um dos magos da guitarra, e Jimmy Page, guitarrista da banda Led Zeppelin, e sonhava em um dia em ser um grande astro da música.

“Aos 16 anos decidi me profissionalizar na música. Meus pais não entenderam minha decisão e nós discutimos. Levei umas chineladas por minha teimosia e fui expulso de casa”, diz Mauro. “Em um mês nós resolvemos os conflitos, eles me abençoaram e eu saí novamente e nunca mais voltei. Eu entendi meus pais, eles não queriam que eu me tornasse uma pessoa rebelde e cercada de más influências, pois a música rock e a motocicleta tinham essa fama.”

Mauro enfatiza projetos notáveis que realizou com a sua experiência de educador e expõe a importância de desenvolver e promover projetos sociais. Ele chegou a criar um alter ego chamado de Mensageiro do Rock, que é definido como uma espécie de super-herói.

“O Pata de Mamute nasceu como uma banda e hoje é uma marca onde eu levanto a bandeira da educação e Rock and Roll. Educação por se tratar de ensino não apenas de tocar um instrumento, mas sim a prática do instrumento junto com a história do rock, ensinar os bons costumes, boas músicas e acima de tudo o bom senso e o respeito com todos”, diz Mamute. “Este ensino não é só para as crianças é para todos, para todas as idades. Aprender a tocar instrumentos nunca é tarde demais. Eu recebi mensagem de pais agradecendo por voltar a falar com seus filhos por causa do Rock 'N' Roll, adolescentes que trocaram a rebeldia por uma revolução musical.”

Mamute atravessa cidades e países tocando a sua guitarra em cima de uma motocicleta Harley Davidson. “Tenho isso como estilo de vida e tenho muito orgulho da pessoa que me tornei. Em minhas viagens nas cidades que eu visito, frequento lugares como asilos, hospitais, escolas e levo, através da música, a esperança, a paz e o amor a essas pessoas, este é o meu propósito”, explica.

Mauro conta que chegou a perder aproximadamente 30 amigos durante a pandemia de covid-19, entre eles o baixista e o baterista da sua banda. “Apesar de toda a dificuldade e adversidade eu precisava me renovar, e o projeto MotorPlug – Estrada e Rock and Roll me deu toda a energia que preciso e propósito. É impactante e emocionante quando eu chego nos lugares com minha moto e a minha guitarra tocando rock para o público, sentindo o coração do público bater mais forte, e no final de cada apresentação vêm um aperto de mão, um abraço e muitas fotos para lembrar este momento.”

Mauro Mamute está desenvolvendo um projeto ambicioso. “Há 10 anos estou gravando e registrando o material para um filme em produção, e todo esse material está catalogado para a realização desse projeto, que será uma mistura de realismo e ficção. Por enquanto é uma produção independente com grande possibilidade de ser apresentado na Netflix”, afirma.

Leia mais sobre Mauro Mamute e o projeto Motor-Plug aqui. 

Por Enzo Brito (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores