Rafael Portugal fala sobre seu primeiro show em Pernambuco
Humorista se apresenta neste domingo no Teatro Guararapes
Um dos comediantes mais queridos do Brasil, Rafael Portugal estará no Recife, neste domingo (28), às 19h, apresentando a turnê ‘Eu Comigo Mesmo’ O espetáculo acontece no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco. Os ingressos para a apresentação única estão disponíveis no Sympla.
Antes do show, Rafael bateu um papo com o LeiaJá a respeito da carreira, seu momento profissional e sobre o que o público pernambucano pode esperar da sua primeira apresentação no estado.
LeiaJá: O Nordeste sempre foi referência em humor no Brasil. Algum artista daqui te influenciou?
Rafael Portugal: O Nordeste é um celeiro de comediantes, de grandes artistas. Para falar um nome agora, cito Tom Cavalcante, que é um ídolo, que é uma referência. Tenho uma memória afetiva que é meu pai dando risada do João Canabrava e isso me marcou muito. Chico Anysio, também, com seus personagens.
LeiaJá: O seu stand-up é definido como divertido, ácido e inteligente. Pra você, quais os elementos que não podem ficar de fora de um projeto de comédia?
Rafael Portugal: É muito pessoal, mas acho que o que não pode faltar é a verdade. Quando você acredita, você vai ter público, uns vão te achar engraçado, outros não. Não pode deixar de entregar tua identidade. Quando você começa a passar uma coisa que não é sua, as pessoas não se identificam.
LeiaJá: O humor que você propõe a apresentar tem limite?
Rafael Portugal: Meu humor e o humor que as pessoas já conhecem. Falo sobre a vida, sobre os outros. Eu compartilho, durante uma hora, a minha vida com as pessoas, o que, em muitos momentos, é a vida delas sendo representadas no palco.
LeiaJá: Você é considerado um dos grandes nomes da nova geração de humoristas. Qual figura te inspirou a trilhar os caminhos da arte do riso?
Rafael Portugal: Eu tenho como referência, ainda criança, a minha mãe, que tem uma coisa natural que é engraçada nas histórias que ela contava. Perdi meu pai muito novo e ele tinha senso de humor também. Sempre assisti Chaves e Chapolin, gosto daquele humor sarcástico. Depois, tive o privilégio de trabalhar com meus ídolos, já são oito anos no Porta dos Fundos, e tenho o privilégio de trabalhar com minhas referências.
LeiaJá: Como é conciliar o trabalho no Porta do Fundos e na TV com as turnês de shows?
Rafael Portugal: Trabalho exige tempo, ficar longe da família, abdicar de feriado, mas é se sentir realizado. Faço show em teatro, tô no Porta, nos streamings, com A Culpa é do Cabral, Domingão do Huck. Só tenho a agradecer por tudo que tenho vivido e a minha família pelo apoio.
LeiaJá: O que o público do Teatro Guararapes, em Olinda, pode esperar de sua apresentação?
Rafael Portugal: Animado pela minha primeira vez aí. Tô ansioso para encontrar vocês, de coração aberto. Quero acabar o show e poder tirar foto com todo mundo, quero fazer esse dia especial.