Lia de Itamaracá será premiada em SP e no DF

Nesse mês de junho, a cirandeira receberá uma homenagem do Prêmio Profissionais da Música, no Distrito Federal, e o Troféu Tradições, da UBC, em São Paulo

seg, 29/05/2023 - 13:29
Divulgação/Ytallo Barreto Divulgação/Ytallo Barreto

Com o intuito de dar mais visibilidade aos nossos artistas e reverenciar a música brasileira em todas as suas vertentes, a União Brasileira de Compositores (UBC) realiza, na Casa de Francisca, localizada no Palacete Teresa, patrimônio histórico recém-restaurado em São Paulo, a terceira edição do Troféu Tradições. Com data marcada para 06 de Junho, o evento irá homenagear Lia de Itamaracá, considerada a mais célebre cirandeira do Brasil. Patrimônio Vivo de Pernambuco, Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco, a estrela, que negritou a história da cultura popular brasileira e será enredo no Carnaval 2024 da Império da Tijuca, no Rio de Janeiro, e da Nenê de Vila Matilde, em São Paulo, receberá a honraria das mãos da cantora e Diretora Presidente da UBC, Paula Lima.

O show contará com outras participações especiais de Teresa Cristina, Daúde, Rincon Sapiência, e será transmitido ao vivo pelo canal da UBC no YouTube. No palco a artista de 79 anos apresentará seus grandes sucessos, como “Desde Menina”, “Meu São Jorge”, “Eu Sou Lia Minha Ciranda Preta Cirandeira”, “Dorme Pretinho”, “Nagô Nagô”, entre outras. 

Para Lia, receber o troféu é uma honra e é muito importante que essas homenagens sejam feitas em vida. “Eu venho levando essa ciranda de Pernambuco para todo Brasil e para o mundo há 50 anos. Vou fazer 80 ano que vem, então é muita estrada e muita história que venho trazendo na bagagem. Eu estou muito feliz e maravilhosa com tudo isso que está acontecendo, as homenagens mostram que a luta de Lia valeu a pena”, afirma a artista. 

Segundo Paula Lima, a escolha de Lia vem de encontro à proposta do Troféu Tradições em valorizar e enaltecer grandes artistas fundamentais para a música brasileira. “A UBC acredita em música, arte e cultura e em 2021 criou o Troféu, que já homenageou mulheres potentes do nosso cenário, para além do tempo, com sonoridades brasileiríssimas. O Troféu propõe diversidade e respeito ao gênero. Este ano, com muita alegria, vamos homenagear a obra e a arte da essencial e única Lia de Itamaracá. Em 2024, Lia completa 80 anos e também será homenageada por escolas de samba do Rio e de São Paulo. Viva a música brasileira e a grandiosa Lia de Itamaracá!”, celebra Paula. 

Diretor-executivo da UBC, Marcelo Castello Branco comenta que o prêmio se confirma como um radar regional para as riquezas musicais do Brasil, especialmente as protagonizadas pelo olhar feminino. “Nos enche de orgulho homenagear personagens fundamentais da construção de nossa música e história. Nesta terceira edição vamos comemorar a mais célebre cirandeira do nosso país, uma referência máxima do gênero”, afirma. 

Esta é a terceira vez que o Troféu Tradições destaca uma compositora. Na primeira edição do prêmio, em 2021, a UBC homenageou Anastácia, conhecida como “Rainha do Forró”. Já no segundo ano, em 2022, a artista eleita para receber o prêmio foi Dona Onete, fenômeno Paraense que conquistou o Brasil e o mundo. 

Segundo dados divulgados na edição deste ano do estudo “Por Elas Que Fazem a Música”, realizado pela própria UBC, o relatório ratifica uma persistente desigualdade de gênero no Brasil. Trazendo como referência a base de dados da UBC acerca da distribuição de direitos autorais, o levantamento aponta que, apesar do aumento da quantidade de associadas, o total distribuído para as mulheres no ano de 2022 cresceu pouco em relação ao ano de 2021, se comparado ao valor dos homens, fazendo com que elas representassem apenas 10% desse valor.

PRÊMIO PROFISSIONAIS DA MÚSICA - Com o slogan "Temos um país para reconstruir", o Prêmio Profissionais da Música (PPM) acontece em Brasília, de 1 a 4 de junho. A programação, que retorna ao formato presencial após a pandemia, traz inovações como o festival A Parada da Música, com destaque para as apresentações dos homenageados desta edição: a cantora, compositora e cirandeira Lia de Itamaracá, e o compositor, cantor, instrumentista e artista plástico Renato Matos.

Além de Lia, representando a Modalidade Educação - criada a partir dessa edição -, e Renato, simbolizando Convergência, o evento homenageará, em Produção, o pesquisador e produtor musical Juarez Fonseca e, em Criação, um dos expoentes do Mangue Beat, Chico Science (in memoriam). 

A Cerimônia de Abertura, com entrega de título aos homenageados, será no dia 1 de junho, será na Câmara Legislativa do Distrito Federal. No dia 2, Lia participa do Painel Inaugural “Temos um país para reconstruir. Vivam os profissionais da música”, ao lado de figuras como Roberto Menescal, Benjamim Taubkin, Thomas Roth e Juarez Fonseca. No dia 3 recebe a premiação na modalidade Educação e, no dia 4, faz show na Parada da Música.

SERVIÇOS

PRÊMIO PROFISSIONAIS DA MÚSICA

Quando: 2, 3 e 4 de junho (show de Lia de Itamaracá)

Onde: Distrito Federal

SHOW DE LIA DE ITAMARACÁ NA ENTREGA DO TROFÉU TRADIÇÕES UBC 

Quando: 06 de junho, às 21h30 

Local: Casa de Francisca (R. Quintino Bocaiúva, 22 - Sé, São Paulo - SP) 

Transmissão ao vivo através do Youtube da UBC

*Via assessoria de imprensa.

COMENTÁRIOS dos leitores