Maria Rita e Elis cantam juntas em comercial criado por IA

Campanha de 70 anos da Volkswagen uniu as vozes de mãe e filha em trabalho único na publicidade brasileira

por Vitória Silva ter, 04/07/2023 - 10:22
Reprodução Elis Regina e Maria Rita em campanha gerada por inteligência artificial Reprodução

Maria Rita e Elis Regina tiveram a oportunidade de cantarem juntas no novo comercial da Volkswagen, que celebra 70 anos de história. A campanha, que mostra novos direcionamentos para a publicidade brasileira, tem emocionado espectadores e internautas pela proposta de unir mãe e filha em uma só imagem, após 41 anos da morte de uma das maiores vozes da música brasileira. Toda a peça foi feita utilizando inteligência artificial e recursos “deep”, para reproduzir a imagem de Elis.

A fabricante alemã lançou a campanha nas redes sociais, na madrugada desta terça-feira (4), e o vídeo viralizou desde então, chegando aos trends do Google e do Twitter. O vídeo começa com Maria Rita dirigindo uma ID.Buzz, versão moderna e 100% elétrica da Kombi, enquanto canta "Como nossos pais", composição de Belchior que posteriormente foi interpretada por Elis, na década de 1970, e se tornou uma das canções mais clássicas da MPB.

O comercial também mostra imagens de carros da montadora que marcaram gerações, como o Fusca e  Brasília. Segundo informações da Volkswagen, uma tecnologia chamada "deepfake" foi utilizada para trazer Elis à campanha.  De acordo com a empresa, uma atriz dublê foi usada para se passar pela artista dirigindo o veículo. O rosto da cantora foi colocado depois, por meio de uma tecnologia de reconhecimento facial, mas a voz utilizada foi a original.

 

COMENTÁRIOS dos leitores