Augusto Lins Soares lança fotobiografia de Sonia Braga

Pernambucano apresentou o projeto dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns

por Paulo Uchôa sab, 29/07/2023 - 16:39
Paulo Uchôa/LeiaJá Augusto Lins Soares Paulo Uchôa/LeiaJá

Garanhuns - Na tarde deste sábado (29), dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), a Praça da Palavra promoveu um evento para receber uma obra que celebra a trajetória de Sonia Braga. Capitaneado por Augusto Lins Soares, o projeto Sonia em Fotobiografia narra através de imagens momentos que eternizaram a carreira da paranaense. Em entrevista ao LeiaJá, Augusto contou que o livro é um resumo visual. “É uma obra muito importante para o Brasil porque registra o trabalho e a vida de uma das nossas maiores artistas contemporâneas”, contou.

Ainda de acordo com o pernambucano, o material de pesquisa foi bastante prazeroso: “Eu comecei em 2019 e finalizei em 2021. Na medida que eu pesquisava, eu me atualizava em tudo o que estava acontecendo. Não foi um trabalho difícil de executar. Ele foi amadurecendo ao longo do processo. Eu sabia exatamente o que cabia e o que não. Aquilo que era quantidade no início passa a não ser mais um problema porque já tem um filtro, uma leitura, uma revelação de como deve ser contada a história”.

Com 73 anos de idade, completados em junho, Sonia Braga recebe pela primeira vez uma fotobiografia dessa magnitude. Publicado pela Cepe Editora e Edições Sesc São Paulo, o livro reúne também textos da jornalista e escritora Melina Dalboni. Os admiradores da atriz terão a oportunidade de conferir um acervo com mais de 200 imagens, todas selecionadas em uma dimensão luxuosa  e necessária para a arte brasileira. Quem adquirir o exemplar vai ver Sonia Braga eternizada pelos olhares de fotógrafos renomados como Greg Gorman, Bob Wolfenson e Antonio Guerreiro.

COMENTÁRIOS dos leitores