Maracatu Águia Misteriosa promove aulas-espetáculo

Ação percorrerá quatro municípios pernambucanos, promovendo interação artística e formação de plateia com alunos da Rede Estadual de Ensino

seg, 07/08/2023 - 13:27
Divulgação Divulgação

Entre os dias 09 e 11 de agosto, escolas da Rede Estadual de Ensino das quatro macrorregiões do estado (Metropolitana, Mata, Agreste e Sertão), receberão uma visita muito especial. Trata-se do projeto “O Voo da Águia: do Terreiro à Escola", uma aula-espetáculo que tem em seu objetivo a promoção de um contato direto com uma das riquezas da diversidade cultural de Pernambuco, o maracatu de baque solto.

A ação, idealizada pelo Maracatu Águia Misteriosa, de Nazaré da Mata, celebra os 32 anos de existência do grupo. Na aula-espetáculo, são explanados os elementos que compõem a manifestação cultural, a exemplo dos principais personagens, trajes, manobra e musicalidade, além da interação com o público. Trata-se de uma verdadeira salvaguarda dessa manifestação cultural, que conta com cerca de 120 integrantes.

Em cada uma das cidades visitadas o projeto irá promover, ainda, um intercâmbio artístico com a participação de um grupo da cultura popular da região. Nesta circulação, a interação vai acontecer com o Coco Canavial, em Nazaré da Mata; o Caboclinho Tapuias Camarás, em Camaragibe; o Boi Surubim, em Surubim; e, o Maracatu Raízes do Sertão, em Arcoverde.

O projeto O Voo da Águia: do Terreiro à Escola acontece por meio de incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. Tem a concepção, elaboração e produção geral do professor e produtor cultural Clébio Marques, CEO da Usina Produções.

Sobre o Maracatu de Baque Solto

Dentre as tantas manifestações tradicionais que dão brilho e luz ao Carnaval, sem dúvida, é uma das mais impressionantes e encantadoras. Essa expressão popular que tem como personagem central o Caboclo de Lança e envolve performances dramáticas, musicais e coreográficas, está associada ao ciclo canavieiro da Zona da Mata Norte de Pernambuco.

O aspecto sagrado/religioso/ritualístico perpassa o folguedo durante todo o ano, em que se dão os ensaios ou sambadas, além das apresentações no período carnavalesco, caracterizando-o, fundamentalmente, como possuidor do "segredo do brinquedo". Nas apresentações, o mestre de cada maracatu entoa loas em marchas, sambas e galopes acompanhados do Terno (conjunto de músicos), enquanto no terreiro do maracatu os caboclos de lança, baianas e arreiamás se exibem fazendo suas manobras.

Fundado em 03 de março de 1991, o Maracatu Águia Misteriosa mantém o trabalho social, o registro e a preservação das expressões culturais e do patrimônio imaterial, do carnaval pernambucano e da Cultura Popular em toda a sua plenitude.

Solidariedade

Em seu último dia de realização, uma apresentação especial será promovida no Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco (UPE). Neste, serão arrecadados donativos para a Casa Irmã Guerra, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos/ILPI localizada em Nazaré da Mata, que há 92 anos acolhe pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social e atualmente atende cerca de 80 idosos.

PROGRAMAÇÃO

Escola Dom Ricardo Vilela / Nazaré da Mata (Mata)

Intercâmbio: Coco Canavial

Quarta, 09 de agosto de 2023 -10h

 

EREFEM Francisco de Paula Correia de Araújo / Camaragibe (Metropolitana)

Intercâmbio: Caboclinho Tapuias Camarás

Quarta, 09 de agosto de 2023 -16h

 

EREF Maria Cecília Barbosa Leal / Surubim (Agreste)

Intercâmbio: Boi Surubim

Quinta, 10 de agosto de 2023 -10h

 

EREM de Arcoverde / Arcoverde (Sertão)

Intercâmbio: Maracatu Raízes do Sertão

Sexta, 11 de agosto de 2023 -10h

 

UPE – Campus Mata Norte – Nazaré da Mata

Sexta-feira – 11 de agosto.2023 – 19h

Apresentação Especial

 

*Via assessoria de imprensa. 

COMENTÁRIOS dos leitores