Veja três fotógrafas brasileiras conhecidas no exterior

LeiaJá separou três nomes de mulheres de influência nesse ramo

por Camily Maciel sex, 18/08/2023 - 18:29
Divulgação/Instagram @nanamoraes_fotografia Fotógrafa Nana Moraes no Congresso UFBA 2023 Divulgação/Instagram @nanamoraes_fotografia

Neste sábado (19) é comemorado o Dia da Fotografia. Considerada uma das sete artes mundiais, ela transmite a escrita da luz através do registro. Além do clássico Sebastião Salgado, existem outros brasileiros que são conhecidos no exterior por suas fotografias. Pensando nisso, a equipe do LeiaJá separou três nomes de mulheres de influência nesse ramo. Confira a seguir. 

Luisa Dorr: Ganhadora do Prêmio World Press Photo de Retratos e descoberta no Instagram, a fotógrafa gaúcha desenvolveu um projeto chamado “The Self Promenade”, publicado em vários locais dos lugares que conheceu. Ela também foi convidada pela diretora de fotografia da revista Time, Kira Pollack, para registrar algumas das mulheres mais influentes do mundo. As mulheres são retratadas com força e protagonismo. 

Maureen Bisilliat: Ganhadora da Bolsa Guggenheim para Artes Criativas, a britânica que se naturalizou no Brasil trabalhou na Editora Abril entre 1964 e 1972, na revista Quadro Rodas e Realidade, no qual seu trabalho como fotojornalista conquistou a primazia. Em 1988 Maureen, seu marido e o sócio foram requisitados pelo antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro (1922-1997) para contribuírem na constituição do conjunto de obras de arte popular da América Latina da Fundação Memorial da América Latina, localizada em São Paulo. 

Nana Moraes: A fotojornalista recordou mais de mil capas de revistas de editoriais de moda para todas as publicações do mercado no Brasil. Além do trabalho comercial, ela se dedica a projetos fotográficos pessoais que lhe rendeu a trilogia de livros “DesAmadas”. Acostumada com o ramo da moda, ela também capturou a beleza da coragem das mulheres detentas e os recados em formato de bilhetes que elas recebiam.

 

COMENTÁRIOS dos leitores