João Campos anuncia os homenageados do Carnaval 2024

Através de vídeo, o prefeito revelou os dois nomes que serão celebrados nos festejos de Momo na capital pernambucana: Chico Science, em memória, e Lia de Itamaracá

por Elaine Guimarães sex, 20/10/2023 - 12:22
Rafael Bandeira/LeiaJá/Arquivo -  Creative Commons/Maria F. Moreno / Acervo Paulo André Lia de Itamaracá e Chico Science Rafael Bandeira/LeiaJá/Arquivo - Creative Commons/Maria F. Moreno / Acervo Paulo André

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou, nesta sexta-feira (20), os homenageados do Carnaval 2024. Através de vídeo, publicado nas redes sociais, Campos afirmou que Chico Science, em memória, e Lia de Itamaracá serão celebrados nos festejos de Momo na capital pernambucana. 

"Esse ano, a gente vai homenagear Chico Science, em memória, e Lia de Itamaracá. Lia é a maior cirandeira que o nosso Estado já viu. Uma mulher negra, de atitude, que completará 80 anos no ano que vem, e o Carnaval do Recife vai poder fazer essa homenagem em vida a ela. Chico é grande ícone do Manguebeat, movimento que completa 30 anos e, por incrível que parece, ele nunca foi homenageado do Carnaval do Recife. Os dois representam muita a cultura popular", frisou Campos. 

Na mesma publicação, a irmã de Chico Science, Maria Goretti de França, falou sobre a homenagem. "Para mim, para minha sobrinha, Louise, que é filha de Chico, para os meus pais, minha família, para os meus irmãos... é uma alegria ter Chico como homenageado. Uma vez que Chico era um carnavalesco, Chico era aquele cara que comprava fantasia, se planejava as programações do Carnaval, independente dele estar ou não nos palcos. Para a gente é uma alegria ter esse reconhecimento", disse.

Lia de Itamaracá, também por vídeo, se diz "feliz" com o anúncio. "Gente, vocês não sabem o quanto estou feliz com a notícia que recebi de ser homenageada no Carnaval do Recife. Vai ser muito maravilhoso (...) Já recebi o título de cidadã [recifense] e, agora, homenageada pelo Carnaval", ressaltou a cirandeira. 

Confira o anúncio:

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores