Novo romance elege a fé como tema central

O livro “Onde o céu toca o coração”, de Paulo Roberto Cannizzaro, aborda uma reflexão sobre o tema da tolerância religiosa

sex, 01/12/2023 - 10:36
Divulgação O escritor Paulo Roberto Cannizzaro Divulgação

Em tempos de contradições e de intolerância religiosa, o livro “Onde o céu toca o coração”, de Paulo Roberto Cannizzaro, emerge como uma reflexão, independente das crenças, das religiões. Editado pela portuguesa Astrolábio Edições, o livro está sendo traduzido em espanhol, e já circula nas principais livrarias do Brasil, Portugal e África. 

Na narrativa, experiências religiosas são escritas de forma profunda em torno dos personagens que simbolizam os diversos credos, peregrinos que se encontram em um hotel numa cidade fictícia, chamada de Lussuria (em italiano, Luxúria), onde debatem e expõem suas experiências em busca da própria espiritualidade. 

Para escrever o livro, Cannizzaro mergulhou em estudar livros como a Bíblia Sagrada, a Torá (5 primeiros livros do livro sagrado da religião judaica), o Alcorão (livro sagrado do Islã). 

Considerando que Paulo Roberto Cannizzaro tem em sua biografia livros de poesias, temas contemporâneos como história, cinema, política, economia, livros técnicos na área que exerce sua atividade profissional como consultor empresarial, escrever sobre a fé como ele mesmo relata foi um desafio significativo e que mudou sua melhor versão e vivências sobre o tema. 

“Escrever este livro foi entender todos os movimentos da religião contemporânea, compreendendo que a fé nada tem de conexão obrigatória com a religião, considerando que na modernidade esses conceitos são diversos e muito próprios. A fé não se confina mais nas religiões, por mais respeitável que eventualmente cada uma delas seja”, pontua o escritor. 

O novo romance de Paulo Roberto Cannizzaro aborda uma reflexão sobre o tema da tolerância religiosa, que continua sendo recorrente das disputas humanas, mesmo que cada um tenha o direito legítimo de professar suas crenças, em tempos de tanta animosidade, competência e intolerância. 

“Apresentei versões diversas para trechos de leituras dos livros sagrados, mas elas são exatas? Seguramente que não. São as melhores interpretações de cada passagem? Também não, mas encontrei uma jóia preciosa no final do livro: Melhorei a compreensão e melhor versão da minha fé pessoal, conheci ainda de maneira autêntica os sentimentos das buscas humanas, e isso é muito, pelo menos para mim”, conclui Cannizzaro. 

Serviço: Onde o céu toca o coração 

Autor: Paulo Roberto Cannizzaro 

Editora: Astrolábio Edições 

www.astrolabioedicoes.com

*Da assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores