Livro traz formas criativas de ganhar dinheiro com podcast

Obra da pesquisadora pernambucana Lina Fernandes será lançada na próxima quarta-feira (17), no Recife

qua, 10/01/2024 - 09:35
Salatiel Cícero A escritora pernambucana e especialista em comunicação, Lina Fernandes Salatiel Cícero

Em celebração aos 20 anos da mídia sonora podcast no mundo, a escritora pernambucana e especialista em comunicação, Lina Fernandes, lança, na próxima quarta-feira (17), o livro ‘Na Terra do Podcast’. A publicação é resultado da pesquisa da conclusão do Mestrado em Indústrias Criativas, pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). No seu livro, a pesquisadora aponta um conjunto de maneiras criativas e práticas de como alavancar a audiência e de como ganhar dinheiro e aumentar a renda, por meio da produção de podcast. A noite de autógrafos será na loja Passa Disco, Galeria Hora Center, rua da Hora, nº 345, bairro do Espinheiro, às 19h.

Radialista há mais de 30 anos, com passagens marcantes como âncora pelas principais emissoras da Região Metropolitana do Recife, como CBN, Globo e Clube, ela não esconde a emoção de contribuir com seu conhecimento para o universo da podosfera. “Trânsitar da minha paixão do rádio para o podcast foram dois universos que só se somaram e me deixaram ainda mais encantada. Eu sou movida à comunicação, e claro, o podcast foi um instrumento que me conectou em um universo que vai além do fazer e produzir: entendi que é possível viver financeiramente de podcast e ser feliz ", falou, entusiasmada.

O livro é inspirado no modelo comercial do Podcast 45 Minutos, pioneiro no gênero esportivo em Pernambuco, que está há dez anos no ar. “Entre os anos de 2021 e 2022, em meio ao caos da pandemia, me propus a entender, na prática e teoria, como um  podcast voltado à linguagem e o público do futebol nordestino, feito diretamente do Recife, por um time de jornalistas, faz tanto sucesso na internet. Partindo dessa reflexão, tratei de cair em campo para fazer uma imersão para traçar um perfil de como eles capitalizam novos patrocinadores e apoiadores” explicou.

O trabalho, que durou cerca de dois anos, resultou em mais de 200 páginas. A obra, assinada pela Editora Mirada, faz um apanhado de informações, que podem ser adaptadas a qualquer modelo de podcast. “ O livro foi pensado para ser um conteúdo acessível, com fácil compreensão e leitura. Nele, o público vai compreender como as redes sociais podem ser utilizadas estrategicamente na propagação dos temas e programas de podcast. Também apresento, em detalhes, um raio-x sobre as várias maneiras que o programa usa para alavancar o faturamento, atraindo patrocinadores e engajando o público ", antecipou.

Mobilização virtual - O lançamento do livro ‘Na Terra do Podcast’ foi realizado graças a campanha online de financiamento, que aconteceu entre os meses de novembro e outubro de 2023. Por meio da plataforma de vaquinha virtual, apoiadores do Brasil e do exterior puderam garantir seus exemplares. “Graças a essa rede do bem e sedenta por novos conhecimentos, estou realizando um sonho e tornando tantos outros possíveis”, finalizou.

Ficha Técnica: Editora Mirada; Apresentação: doutor em Multimeios, com pós-doutorado em Comunicação, Claudio Bezerra; Doutora em pós-graduação pela UFPE, Andrea Trigueiro Assessoria de Imprensa: Salatiel Cícero; Fotografia: Bruno Andrade; Projeto gráfico: Alisson Ferreira; e Revisão: Carla Vilela.

Serviço:

O quê: Pesquisadora pernambucana lança livro com maneiras criativas para ganhar dinheiro com podcast

Quando: Quarta-feira, dia 17

Onde: loja Passa Disco, Galeria Hora Center, rua da Hora, nº 345, bairro do Espinheiro

Horário: 19h

*Da assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores