Especial Eleições

ELEIçõES 2012

Dilma e Eduardo são bem avaliados pelo recifense

Pesquisa revela que o governador é o político mais admirado de Pernambuco

por Thabata Alves | sex, 15/06/2012 - 10:46

Gestão da presidente e do governador é boa, aponta a pesquisa Presidência da República e Chico Peixoto/LeiaJáImagens

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos tem sinalizado que anunciará na próxima semana um candidato do PSB para disputar as eleições majoritárias do Recife. O nome do candidato ainda não está definido, mas deve ser um dos quatro secretários que foram exonerados na semana passada, são eles: Danilo Cabral (Cidades), Geraldo Júlio (Desenvolvimento Econômico), Tadeu Alencar (Casa Civil) e Sileno Guedes (Articulação Política). Nos bastidores, os mais cotados são Danilo Cabral e Geraldo Júlio.

O certo é que, seja quem for esse candidato lançado pelo PSB, ele poderá contar com um reforço considerável nas urnas. Isto porque a quinta rodada da pesquisa “os sentimentos do eleitor recifense” aponta uma forte admiração da população do Recife pelo governador. 69% dos entrevistados pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) afirmaram admirar o gestor e apenas 29% dos ouvidos alegaram não admirar o governador.

Para 51% dos entrevistados Eduardo faz uma boa administração, 21% apontaram sua gestão como ótima e outros 21% como regular. Apenas 2% assinalaram a administração do governador como ruim e igual percentual foi apresentado no quesito péssimo. Eduardo ainda aparece como o político mais admirado de Pernambuco em um cenário estimulado, por 17,6% dos entrevistados, seguido de “nenhum” (17,3%) e João Paulo (12,7%).

Por outro lado, a pesquisa também mostra a força da presidente Dilma Rousseff (PT) na capital pernambucana, que por sua vez defenderá a candidatura do senador Humberto Costa (PT). Na avaliação de 46% dos entrevistados a administração da presidente é boa. O quesito ótimo é assinalado por 24% e regular é apontado por 22%. Já o ruim e o péssimo foram marcados por 3% dos ouvidos, cada um.

Notícias Relacionadas

comentários

LEIAJA | ELEIÇÕES