Especial Eleições

ELEIçõES 2012

Taxa de arrependimento

Eleitores recifenses afirmam que lembram o nome do candidato que votou nas eleições municipais de 2008 e revelam se estão ou não arrependidos pela...

por Thabata Alves | seg, 19/03/2012 - 00:49

70,8% dos entrevistados afirmaram lembrar ter votado em João da Costa nas eleições de 2008 Chico Peixoto/Leia Já Imagens

A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) tem por objetivo avaliar o desempenho dos candidatos na corrida eleitoral do Recife e, especialmente, analisar o sentimento do eleitor da capital pernambucana em relação aos candidatos. Nesse sentido, o IPMN levantou questionamentos tais como medo de que determinado candidato seja eleito, admiração e merecimento de ocupar o cargo de gestor da cidade. Alguns se saíram bem em alguns pontos, em outros nem tanto e há ainda os que tiveram avaliação desastrosa.

Mas, nesta mostra, o IPMN trouxe mais um elemento de avaliação sobre os sentimentos do eleitor. O Instituto fez uma sequência, de quatro perguntas, para analisar se recifense está arrependido com o seu voto. A primeira pergunta é: você lembra qual foi o político que João Paulo (PT) apoiou para prefeito do Recife na eleição de 2008? A maioria dos entrevistados respondeu que sim, 63% (homens) e 54% (mulheres). Os que disseram não são representam 35% (homens) e 45% (mulheres). A percentagem dos entrevistados que não souberam responder ou não responderam é diminuto 1% (homens) e 2% (mulheres). O que significa dizer que o recifense tem “memória eleitoral”.

Em seguida, os entrevistados foram questionados: Se sim, qual? 70,8% respondeu o nome de João da Costa (PT). Mendonça apareceu em segundo, com 11,3%. A última pergunta foi: você está arrependido em ter votado neste candidato? 55% dos eleitores do prefeito João da Costa, assinalaram que sim, eles estão arrependidos e 45% disseram não. Já 98% dos eleitores de Mendonça Filho afirmaram que não estão arrependidos pelo voto e apenas 2% disse estar arrependido.

Confira o comentário do Estatístico Carlos Gadelha, um dos responsáveis pela Pesquisa do IPMN.

 

Notícias Relacionadas

comentários

LEIAJA | ELEIÇÕES