Pernambucano assumirá seleção brasileira de Karatê

Treinador comanda o selecionado pernambucano e a Faculdade Mauricio de Nassau

qui, 08/09/2011 - 19:45

Pernambuco mais uma vez é destaque no esporte nacional e dessa vez no karatê. O treinador Lúcio Beltrão, que atualmente comanda a seleção pernambucana e a equipe da Faculdade Maurício de Nassau, recebeu um convite da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) para ser técnico da seleção brasileira da modalidade.

O chamado partiu do presidente da CBK, Edgar Ferraz. Lúcio é Educador Físico desde 1998, graduado pela Universidade de Pernambuco (UPE), e Bacharel em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau desde o ano passado.

Ao todo, o pernambucano participou de 11 torneios nacionais, conseguindo um tri-campeonato brasileiro nos anos de 200, 2005 e 2006 e dois vices em 1998 e 2002. Além dessas conquistas, Lúcio também ficou com o terceiro lugar em cinco ocasiões: 1999, 2001, 2004, 2007 e 2010. Como atleta, Beltrão também foi vencedor de campeonatos internacionais.

Sobre a conquista para o esporte no estado, a equipe do Portal Leia Já conversou com Lúcio Beltão para saber sobre as expectativas do novo desafio.

Como foi receber o convite?
Fiquei muito feliz. Estou sendo convocado de forma extraordinária, uma vez que os dois técnicos da seleção, Rodrigo Terra e Ocrides Marques, estarão em uma etapa do circuito mundial, em Istambul, na Turquia. Vou para comandar a seleção no campeonato mundial de Karatê, no estilo Shotokan, entre os dias 12 e 19 de setembro, em Chicago, nos Estados Unidos. Fiquei muito contente com o convite.

Já esperava ou imaginava que esse convite pudesse surgir?
Nunca imaginei. A convocação dos atletas saiu primeiro e eu fiquei muito feliz porque três atletas meus (Wanessa Araújo e os Irmaõs Anderson e Emanoel Santana), aqui da seleção pernambucana, foram chamados. Em seguida, houve esse conflito nas datas do campeonato e a CBK se reuniu para definir quem comandaria a delegação rumo à Chicago. Depois desse encontro, o próprio presidente me ligou perguntando sobre a possibilidade e aceitei de imediato.

O Senhor é o primeiro pernambucano a assumir o comando da seleção brasileira. Qual a perspectiva?
Primeiramente, queremos tentar patrocínios para poder participar da competição, uma vez que a CBK já estará custeando toda a comitiva que irá para a etapa mundial, na Turquia. Então, ficou sob responsabilidade de cada atleta e do treinador conseguir essa verba para a disputa. Em seguida, vamos treinar bem para fazer uma boa apresentação e, quem sabe, no futuro, poder integrar a comissão técnica da seleção? Esse é o pensamento.

E de agora em diante, quais serão os próximos passos enquanto treinador?
Continuar obtendo conquistas para Pernambuco. Treinar, competir e seguir se aperfeiçoando para buscar ainda mais vitórias.

Os interessados em ajudar a comitiva brasileira, podem contactar o treinador Lúcio Beltrão, através do telefone: 8979-4835.

COMENTÁRIOS dos leitores