Brasil vence México de virada, 2x1

qua, 12/10/2011 - 00:45
Rafael Ribeiro / CBF

Foi no sufoco, mas o Brasil venceu o México por 2x1, de virada, nesta terça-feira (11/10) em amistoso realizado no estádio Corona, em Torreón-MEX. A seleção brasileira perdia até os 34 minutos do segundo tempo, quando Ronaldinho Gaúcho empatou em bela cobrança de falta. Quatro minutos depois, Marcelo fez um golaço e virou o placar.

Foi a terceira vitória consecutiva da Canarinho, que vinha de triunfos sobre a Argentina e Costa Rica. Já o México perde uma invencibilidade de 14 partidas sob comando do técnico Manuel de la Torre. O Brasil volta a jogar dia 10 de novembro, contra o frágil Gabão.   

O JOGO

Mano Menezes escalou um time sem tantas experiências, diferentemente de como agiu no amistoso da última sexta-feira (7/10) contra a Costa Rica. As laterais voltaram a ser dos titulares Daniel Alves e Marcelo. No meio, Lucas Leiva foi o primeiro volante. Na frente, a principal novidade: o paraibano Hulk.

No México, o técnico José Manuel de La Torre apostou na experiência de jogadores como Rafa Marquez e Salcido e a juventude de atacantes como Giovanni dos Santos e Chicharito Hernández.   

E os anfitriões foram logo dando o cartão de visitas. Aos 10 minutos, Barreira desceu pela ponta direita e cruzou para área. David Luiz tentou cortar e mandou contra as próprias redes: 1x0 México.

Mesmo atrás no placar, o Brasil procurou tocar bem a bola. Aos 15, Neymar tabelou com Hulk, mas chutou por cima. Logo depois, foi o próprio Hulk que tentou, duas vezes, mas seus arremates foram para fora.

O Brasil tinha mais posse de bola, porém foi o México que chegou com perigo. Aos 43, Chicharito recebeu na área, mas foi derrubado por Daniel Alves. Pênalti. Para complicar ainda mais, o lateral brasileiro foi expulso. Mas para sorte do Brasil, Jefferson defendeu a cobrança de Guardado.

Para a etapa complementar, a fim de recompor a ausência de Daniel Alves,  Mano Menezes sacou o apagado Lucas para a entrada do lateral Adriano.  O México voltou com a mesma formação.

O Brasil demonstrou menos criatividade do que na etapa inicial. O primeiro chute só veio aos 16 com Hulk, mas a bola parou nas mãos do goleiro Sanchez. Logo depois, Ronaldinho Gaúcho tentou surpreender em uma rápida cobrança de falta, mas o arqueiro mexicano espalmou.  Aos 25, Ronaldinho tentou novamente, mas a bola ficou com Sanchez.

O México resolver atacar. Aos 29, Chicharito cabeceou de cima para baixo e obrigou Jefferson a fazer uma defesa fantástica, de puro reflexo.  O lance parece que despertou a seleção brasileira.

Aos 34, Neymar sofreu falta na entrada da área. Ronaldinho Gaúcho ajeitou com carinho e bateu no ângulo do goleiro Sanchez: 1x1. Não demorou e o Brasil chegou a virada. Aos 38, Marcelo fez grande jogada individual e chutou com força: 2x1.

Ficha técnica

México 1x2 Brasil

México

Sanchez (Talavera); Juarez (Perez), Rafa Marquez, Rodriguez e Torres (Moreno); Castro, Salcido, Barrera (Andrade) e Guardado; Giovanni dos Santos (Peralta) e Chicharito Hernandéz. Técnico: José Manuel de La Torre

Brasil

Jefferson; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Lucas Leiva, Fernandinho e Ronaldinho Gaúcho (Hernanes); Lucas (Adriano), Neymar (Elias)e Hulk (Jonas). Técnico: Mano Menezes

 Local: Estádio Corona, em Torreón, México.

Árbitro: Marlon Mejia (El Salvador)

Assistentes: Daniel Wiliamson (Panamá) e Octavio Jara (Costa Rica)

Gols: Barreira aos 10 do 1º tempo; Ronaldinho Gaúcho aos 34 e Marcelo aos 38 do 2º tempo

Cartões Amarelos: Salcido, Juarez e Chicharito (Mex); Lucas Leiva (Bra)

Expulsão: Daniel Alves, aos 44 do 1º tempo

COMENTÁRIOS dos leitores