Pernambuco na rota da Copa das Confederações

Estado precisará agilizar o cronograma de obras para sediar o evento

por Thiago Graf qui, 20/10/2011 - 21:18
Danilo Bezerra/LeiaJá imagens Eduardo garantiu que a Copa das Confederações será realizada em Pernambuco Danilo Bezerra/LeiaJá imagens

A certeza ainda não chegou, mas a decisão da Fifa em eleger Pernambuco como uma das seis sub-sedes da Copa das Confederações já pode ser considerado um grande passo para que o evento também seja realizado no Estado. No entanto, a problemática agora é concluir as obras dentro do prazo determinado pela entidade máxima do futebol, que é junho do ano que vem. Isso significa um adiantamento de seis meses no cronograma pernambucano.

O anúncio foi hoje pela manhã, em Zurique, capital suíça, e a escolha já era esperada. Com relação às outras cinco sub-sedes, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza já estão com a competição assegurada, uma vez que o calendário de construção está avançado. Além dessas, Salvador também foi eleita como possibilidade, mas está na mesma situação que Pernambuco e precisa acelerar o andamento das obras.

De acordo com a nota técnica da Secretaria Extraordinária da Copa (SECOPA), em São Lourenço da Mata, a arena só está 20% concluída, muito pouco para o prazo estipulado. Para a realização do evento é necessário que, pelo menos, o estádio e todo sistema viário estejam totalmente prontos.

Apesar do tempo reduzido para a conclusão do projeto, o Governador Eduardo Campos, em entrevista no fim da tarde, se mostrou contente e confiante na realização da copa das Confederações no Estado.