Sem Pan-Americano, Globo compra direitos do UFC

Estreia da transmissão já inicia em novembro

por Thiago Graf sex, 28/10/2011 - 13:52
Divulgação / UFC Junior Cigano será o primeiro lutador brasileiro a ter uma luta exibida Divulgação / UFC

Depois de perder os direitos de transmissão dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de Guadalajara, além das Olimpíadas de 2012 para Record, a Rede Globo voltou a ter exclusividade em campeonatos esportivos. A bola da vez da emissora será a exibição do Ultimate Fighting Championship, conhecido pela sigla UFC, maior liga de lutas de MMA.

O torneio, que mistura vários tipos de lutas como jiu jitsu, boxe, wrestling, muay thay, karate, já tem estréia prevista para o mês que vem, transmitindo a disputa que vale título dos peso-pesados entre o brasileiro Junior Cigano e o norte-americano Cain Velasquez, atual campeão da categoria. Além dos combates, a Globo também adquiriu o reality show The Ultimate Fighter, produzido pelo UFC e que mostra lutadores que tentam chegar à categoria principal da modalidade.

Esse ano, mais precisamente em agosto, o Brasil foi palco do UFC Rio, exibido pela concorrente RedeTV. Na ocasião, o show ficou com conta das vitórias de Anderson Silva e Rodrigo Minotauro diante do japonês Yushin Okami e de Brendan Schaub, dos Estados Unidos, respectivamente.

Confira abaixo o comunicado oficial enviado à imprensa pelo UFC:

A Rede Globo e o Ultimate Fighting Championship (UFC) anunciam nesta quinta-feira, dia 27, um acordo de transmissão exclusiva da programação do UFC. A emissora terá exclusividade para exibir ao vivo todos os eventos do UFC no Brasil e três no exterior, além da primeira edição brasileira do reality show The Ultimate Fighter (TUF).

A primeira transmissão que marcará o acordo será a esperada luta entre o campeão peso-pesado Cain Velasquez contra o brasileiro Junior "Cigano" dos Santos, marcada para o dia 12 de novembro, em Anaheim, na Califórnia. A TV Globo também vai transmitir todos os eventos UFC no Brasil e outros programas do UFC ao redor do mundo.

"O Brasil é um enorme mercado para o UFC e faz todo sentido que seja o primeiro país em que produzamos nosso primeiro The Ultimate Fighter local. Vamos encontrar o próximo Anderson Silva ou José Aldo, não tenho dúvida! E fazer isso ao lado da Rede Globo é fantástico", vislumbra o presidente do UFC, Dana White, sobre a primeira temporada do The Ultimate Fighter (TUF) no Brasil.

"O UFC Rio teve o clima mais sensacional que já vi. Os fãs brasileiros foram inacreditáveis. E vocês podem apostar que traremos mais eventos ao vivo para o país. A TV Globo é a parceira perfeita que vai elevar o nível do MMA no Brasil. Mal posso esperar para voltar", complementa o presidente do UFC.

COMENTÁRIOS dos leitores