No último jogo em 2011, Brasil bate Egito por 2x0

Confronto também marcou a 20ª partida amarelinha sob o comando de Mano Menezes

Victor Bastospor Victor Bastos seg, 14/11/2011 - 15:54

O Al Rayyan Stadium, em Doha, no Qatar, foi o palco do 20º jogo de Mano Menezes no comando da Seleção Brasileira. O 15ª e último em 2011. Com a vitória por 2x0 contra o Egito, os canarinhos chagaram a oito vitórias, cinco empates e duas derrotas na temporada. Os gols foram marcados pelo contestado atacante Jonas, que desencantou com a camisa verde e amarela.

Do lado adversário, a atração era a estreia do técnico Bob Bradley. O norte americano é um velho conhecido dos brasileiros, já que de 2009 para cá enfrentou os canarinhos quatro vezes. Perdendo todas.

O JOGO

Assim como quase todas as partidas anteriores, a equipe de Mano Menezes chegou a 20ª partida sob seu comando sem empolgar. Mais uma vez contra um adversário sem tanta expressão (mesmo sendo os atuais tricampeões da Copa Africana de Nações, os egípcios sequer se classificaram para a Copa do Mundo de 2010), o Brasil não apresentou uma boa partida tática e técnica.

Os ‘donos da casa’ foram os primeiros a criar uma boa oportunidade. Logo aos cinco minutos, Diego Alves fez bela defesa, após cobrança de falta de Shikabala. Sem muitas qualidades individuais e, muito menos, postura ofensiva e entrosamento, os brasileiros dependiam de lapsos de alguns atletas.

Hulk e Alex Sandro tiveram boas oportunidades, mas esbarram nas próprias finalizações. Hulk, por sinal, era o jogador mais sóbrio em campo. E foi dos pés do atacante que saiu o único gol da primeira etapa. Aos 38 mintuos, o camisa 9 recebeu na linha de fundo e achou Jonas livre na pequena área, para apenas empurrar para o fundo das redes. 1x0.

O gol no final do primeiro tempo parece ter animado a seleção para os 45 minutos finais. Logo aos 40 segundos, Jonas teve a chance de ampliar o placar. Com apenas 40 segundos, o “endiabrado” Jonas driblou o goleiro, bateu firme, e só não ampliou o placar, pois o defensor egípcio salvou na linha.

Não fez falta, aos 14 minutos o atacante marcou o segundo gol dele na partida e, também, com a camisa canarinho. Completando cinco jogos pelo Brasil, aproveitou rebote do goleiro após cabeçada de Fernandinho e apenas, mais uma vez, empurrou para girar o placar. 2x0. Os pentacampeões mundiais ainda tiveram algumas oportunidades, mas esbarraram nas defesas de El Hadary e no travessão.

COMENTÁRIOS dos leitores