A volta do Clube dos 13

Entidade, que perdeu força após os times negociarem suas cotas diretamente com a televisão, será refundada

qua, 07/12/2011 - 07:26

O Clube dos 13 será refundado. A informação foi divulgada após uma assembleia geral realizada em São Paulo. E o Sport será um dos responsáveis pela formulação do novo estatuto da entidade. Outros três times terão essa responsabilidade, Flamengo, Grêmio e Portuguesa.  

O principal motivo para a volta do Clube dos 13 é a questão financeira. Os clubes não estão conseguindo avalizar empréstimos bancários. Isso sem falar que muitas equipes adiantaram cotas de TV. Estima-se que o Sport, por exemplo, adiantou R$ 12 milhões. O débito deve ser pago em cinco parcelas anuais de R$ 2,4 milhões.

De acordo com o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, novas eleições serão realizadas assim que os problemas forem sanados. “Assim que os débitos forem quitados, convocarei novas eleições. Posso dizer que os problemas que enfrentamos ficaram para trás. Deixarei a presidência com o sentimento de dever cumprido”, enfatizou Koff, à frente da entidade desde a década de 90.

O Clube dos 13 era responsável por defender os direitos dos principais clubes do país. Mas a história da entidade teve uma reviravolta quando, na última eleição, Fábio Koff derrotou Kleber Leite, ex-mandatário do Flamengo e candidato do presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

A resposta do manda-chuva da CBF foi articular um mecanismo para limitar o poder do Clube dos 13. As  equipes contrariaram a decisão da entidade de vender os direitos de transmissão do Brasileirão para a RedeTV e negociaram individualmente com a TV Globo.

COMENTÁRIOS dos leitores