Prática esportiva no verão requer cuidados

É importante, principalmente, evitar lesões que o sol pode provocar

por Thiago Graf sab, 17/12/2011 - 12:28
Danilo Bezerra Corridas, pedaladas e caminhadas é o que se pode conferir na orla de Boa Viagem Danilo Bezerra

O verão chegou e, com ele, muitas pessoas começam a frequentar academia e a praticar esportes, em especial, as atividades realizadas na praia. Modalidades como natação, frescobol, futevôlei, handebol, futebol de areia, vôlei, beach soccer, ciclismo, corridas e caminhadas estão entre as preferidas do público que adora curtir a estação considerada a mais esperada pelos brasileiros.

Do Oiapoque ao Chuí, o verão é aguardado com ansiedade. Em Pernambuco, não é diferente. Boa Viagem, Piedade, Candeias, Olinda, Pau amarelo, Maria Farinha, Maracaípe, Porto de Galinhas, Itamaracá ou qualquer outra praia do litoral estadual, o público marca presença com intensidade. A prática esportiva também é bastante procurada por quem quer apenas se divertir com a tradicional “pelada”. Como também aqueles que tem o objetivo de cuidar da saúde ou se tornar atletas.

Mas nem apenas de sol vive o verão. Para evitar os riscos que a estação oferece, o Portal LeiaJá traz algumas dicas para você curtir da melhor forma, evitando qualquer problema durante a temporada.

Cuidados Físicos

Praticar esportes é importante, mas requer atenção com o corpo para evitar possíveis lesões. Para saber quais cuidados tomar na hora de fazer uma atividade, a educadora física e professora auxiliar da Escola de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF-UPE), Maíra Melo, explicou alguns detalhes.

A professora reforça que é preciso ficar atento às atividades realizadas ao ar livre. “Devido à alta temperatura desse período, o público deve utilizar alguns equipamentos de proteção como boné e óculos escuros, além disso, roupas leves - feitas de tecidos que permitem a transpiração, calçados confortáveis e hidratação constante não podem ser esquecidos”, ressaltou.

Ela ainda explica que é necessário fazer um aquecimento antes de começar a praticar algum esporte. “Alongar–se é importantíssimo, pois prepara a musculatura para os movimentos que serão realizados durante a atividade. Caso contrário, poderá haver uma lesão, o que impede a continuação da modalidade por um tempo, na qual o indivíduo ficará em recuperação”, frisou, explicando ainda que as pessoas devem iniciar a prática de forma gradativa para evitar problemas como estresses musculares, nas articulações e tendões, que são comuns em atividades realizadas na areia da praia, por exemplo. O descanso após cada atividade também é um ponto que não se deve esquecer.

Por fim, quando perguntada sobre quais modalidades ela indicaria para o público neste verão, Maíra reforça que o esporte tem que ser uma prática de bem-estar para cada um. “Seguindo as orientações anteriores, o importante é escolher uma atividade que dê prazer. Mas, para preservar a saúde, a sua realização  deve ser feita no início da manhã e final de tarde, evitando os horários de maior incidência dos raios solares”, enfatizou, explicando também que se o público estiver interessado em ir além do lazer, buscando melhorar o condicionamento físico, é “necessário consultar um profissional de educação física para orientar quanto à correta execução dos movimentos, bem como a intensidade”, pontuou.

Nutrição

Além dos cuidados com a parte física, para o bom funcionamento do corpo durante a prática esportiva no verão, é necessário ficar atento ao aspecto alimentar.  A nutricionista e mestre em ciência dos alimentos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Izabele Paes, conversou com o Portal LeiaJá e esclareceu algumas dúvidas sobre a área.

A nutricionista explica como deve ser a alimentação antes da movimentação física. “É importante comer uma hora antes de realizar a atividade, fazendo uma refeição leve. Procure ingerir alimentos fontes de carboidratos complexos, como: inhame, macaxeira, cuscuz, tapioca, fruta-pão, ervilhas, feijões, lentilha, grão-de-bico e pão (de preferência na versão integral). Eles são a fonte de energia para o músculo em exercício”, explicou.

O cuidado continua ao longo da atividade. “Não somente após, como também antes e durante a prática, é necessário ingerir bastante líquido, especialmente água. Além desses, sucos naturais de frutas ou água de coco são boas opções. Evite consumir repositores, conhecidos popularmente como bebidas "isotônicas", devido ao seu alto teor de sódio. Este tipo de produto é preferivelmente utilizado por pessoas que perdem uma grande quantidade de suor, como os atletas, por exemplo”.

Depois de fazer algum esporte, a alimentação precisa ser reforçada. “É importante acrescentar à refeição após a prática esportiva um alimento fonte de proteína (carnes (brancas e vermelhas), fígado, vísceras, ovo, leite, queijo branco e soja), a fim de ajudar na recuperação muscular”, explicou a nutricionista que ainda firmou que a ingestão excessiva de proteínas pode comprometer o equilíbrio de sua dieta e a longo prazo pode causar sobrecarga nos rins.

Para manter a saúde em dia, os praticantes de esportes devem diminuir o consumo de gorduras, especialmente as de origem animal, como a gordura das carnes, manteiga, queijo amarelo, leite e iogurte integral.

Caso essas orientações não sejam respeitadas, o risco de problemas decorrentes da má alimentação podem aumentar. Para finalizar, Izabele Paes, que também é nutricionista clínica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), dá as últimas dicas para quem quer aproveitar o verão para cuidar da saúde praticando esportes. “Nunca praticar atividade física em jejum e nem logo após uma refeição. Respeite o intervalo de uma hora entre a ingestão de alimentos e a o início da movimentação. Hidratar-se é fundamental”, pontuou.

Pele

O verão é estação do ano mais esperada pela maior parte dos brasileiros. No entanto, além dos músculos e da alimentação, os cuidados com a pele nunca devem ser esquecidos. Os dias de muito sol, caso haja uma exposição muito prolongada no horário das 10h às 16h, inclusive, sem o uso do protetor pode ser muito nocivo.

No entanto, é importante ficar atento aos dias nublados também. Pelo fato das nuvens estarem “encobrindo” o sol, o nível de radiação solar chega à 70% do normal. Com isso, a atenção com a pele torna-se fundamental para evitar problemas como insolação, acne, micoses e outros.

As principais dicas, além da hidratação constante, é sempre utilizar protetor solar, passando sobre o corpo 15 minutos antes de se expor ao sol, repetindo a dose a cada duas horas. É importante ainda evitar longos períodos de exposição no período entre às 10h e 16h.

Depois de conferir todas essas dicas no Portal LeiaJá, agora é só preparar a mochila com bola, bicicleta, raquetes e outros equipamentos esportivos, além de tênis, óculos escuros, roupas leves, muito líquido e, claro, sem esquecer do protetor solar e seguir rumo à praia mais perto de sua casa para aproveitar o verão, sempre com saúde e diversão.

COMENTÁRIOS dos leitores