Ex-atletas no comando do futebol da Patativa

Central aposta em Alemão e outros ex-jogadores para fazer bonito no Estadual

sab, 24/12/2011 - 11:04

A experiência de ex-jogadores no departamento de futebol de um clube pode ser fundamental na hora da montagem de um elenco e no tratamento com os atletas durante os trabalhos diários. O Central de Caruaru aposta justamente em ex-atletas para comandar o futebol do clube. Quatro nomes que fizeram sucesso dentro de campo, agora tem a missão de levar o Central a um ano de glórias. São eles: Alemão, Paulo Verdan, Amarildo Amaral e Evandro Souza.

A começar pelo treinador, Alemão, ex-jogador da seleção brasileira. Dentro de campo era um volante raçudo, que foi campeão italiano e da Copa da UEFA pelo Napoli, ao lado de Careca e Maradona. Natural de Lavras, em Minas Gerais, Alemão teve uma passagem de sucesso no Botafogo, chegando a ganhar o prêmio Bola de Prata como o melhor volante do Campeonato Brasileiro de 1985 e no ano seguinte já era titular da seleção brasileira.

Na Europa, o treinador do Central também atuou pelo Atlético de Madrid, onde conquistou o prêmio Don Balón de melhor estrangeiro no campeonato espanhol. Alemão vestiu a amarelinha em 39 partidas e marcou seis gols. Esteve na Copa de 1990, na Itália, quando foi considerado um dos culpados pela derrota para a Argentina, nas oitavas de final. No lance do gol o volante foi facilmente driblado por Maradona, na época se companheiro de equipe, que terminou no gol de Caniggia.

Alemão ainda atuou como representante de atletas e dirigiu o futebol Tupi-MG e o XV de Piracicaba-SP. Como treinador comandou o Tupynambás e o América-MG. O ex-jogador ainda fez estágios no Napoli e Reggina.

O auxiliar técnico de Alemão é Paulo Verdan. Ex-lateral direito, foi revelado pelo Fluminense e teve uma boa passagem pelo Botafogo, além de atuar pelo Paysandu e Remo.  Fora dos gramados foi auxiliar técnico de Duílio, na equipe do Serrano-RJ, no ano passado.

Na gerência de futebol está o Amarildo de Souza Amaral, ex-atacante e goleador. Como jogador se destacou no São Paulo e no Internacional. Além das passagens pelo Lazio e Cesena, da Itália, e equipes da Espanha e de Portugal.

Por último uma aposta caseira. Evandro Souza é o diretor de futebol da Patativa e já jogou na equipe de Caruaru. O dirigente tem passagens por equipes de Portugal e foi treinador do próprio Central.

A equipe de Caruaru está entregue a pessoas que conhecem o futebol dentro e fora de campo. A meta inicial do presidente Sivaldo Olveira é conquistar uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D e quem sabe o título do Campeonato Pernambucano.

COMENTÁRIOS dos leitores