São Silvestre agita último dia de 2011

Tradicional corrida brasileira reunirá milhares de pessoas pelas ruas e avenidas de São Paulo

por Thiago Graf sab, 31/12/2011 - 06:03
Site Oficial da Competição Mais de 25 mil pessoas estão inscritas para participar da maratona Site Oficial da Competição

Já é certo: todo dia 31 de dezembro o Brasil volta suas atenções para a maior maratona do país, a Corrida de São Silvestre. Em 2011, não vai ser diferente. Disputada desde 1925 (Foto esq.), sempre cheia de personagem folclóricos e com participação em massa, neste sábado (31), mais de 25 mil pessoas irão - novamente - percorrer importantes ruas e pontos turísticos da cidade de São Paulo ao longo dos 15 km de percurso em busca do título da 87ª edição da prova.

Este ano, a largada das provas principais será dada às 17h10 para as mulheres e às 17h30 para os homens. Nas duas ocasiões, a partida será em frente ao Museu de Artes de São Paulo (MASP).

Em 2011, a corrida teve alterações no percurso. O ponto de chegada, antes feito na Avenida Paulista, foi transferido para o Obelisco, no parque Ibirapuera. A mudança garantiu mais dois trechos de descida ao longo da prova. O objetivo da mudança é evitar que a disputa cause algum transtorno à organização dos preparativos da festa do réveillon. Confira a imagem do novo percurso disponível no site da corrida.

A 87ª edição da corrida será mais uma vez marcada pela rivalidade entre brasileiros e quenianos, em especial. Pelo lado verde-amarelo, entre os homens, a grande expectativa fica por conta da boa atuação de Marílson dos Santos. Ele é tricampeão da prova (2003, 2005 e 2010) e, em 2011, já faturou uma medalha de ouro no Pan-Americano de Guadalajara. O principal adversário do brasiliense é africano Martin Lel, vencedor das edições de 2003 e 2009.

Caso vença, Marílson (foto à direita) empata o número total de títulos entre Brasil e Quênia, resultando em 12 vitórias para cada país.

Já entre as mulheres a briga promete ser ainda mais disputada. Lucélia Peres (campeã em 2006) e Adriana Aparecida da Silva (ouro Jogos Pan-Americanos de Guadalajara) são as favoritas. Ainda estão no páreo fortes atletas como Conceição de Maria Oliveira, Sueli Pereira Silva, Edielza Alves Guimarães e Marluce Queiroz Borges, que ocupam as quatro melhores posições no ranking da Caixa/CBAt de corredores de rua. Correm por fora, ainda, a alagoana Marily dos Santos (bronze em 2009), Fabiana Cristine da Silva (vice em 2008) e a mineira Maria Zeferina Baldaia (campeã de 2001).

Além da disputa interna, as brasileiras ainda terão que superar corredoras de ponta como a etíope Wude Ayalew e a tanzaniana Natalia Sulle.

>> Pernambucanos

Quase 100 pernambucanos embarcaram na última segunda-feira (26) rumo à São Paulo para a disputa da corrida. Eles foram beneficiados por uma iniciativa da prefeitura, que disponibilizou dois ônibus para levar os atletas do estado para disputa. Esse é o oitavo ano consecutivo que a gestão municipal realizada esta ação. Em 2011, o custo da viagem foi cerca de R$ 34 mil.

Após a chegada, os atletas ficaram abrigados na Vila Olímpica, disponibilizada pelo governo de São Paulo.

A maior esperança de bons resultados para Pernambuco é Ubiratan dos Santos, que ficou com a 33ª posição em 2010 e vem treinando pesado para a competição.

COMENTÁRIOS dos leitores