Santa estreia com vitória de virada: 2x1

por Victor Bastos dom, 15/01/2012 - 18:24
Chico Peixoto / LeiaJá Imagens Branquinho sofreu o segundo pênalti que garantiu a vitória tricolor Chico Peixoto / LeiaJá Imagens

Em busca do bicampeonato pernambucano, o Santa Cruz estreou com vitória contra o Belo Jardim, neste domingo, no Arruda. Na virada de 2x1, onde Candinho abriu o placar para os visitantes e Wesley marcou duas vezes para os tricolores, a atuação desastrosa de Emerson Sobral e a queda de energia no estádio chamaram mais a atenção na primeira partida do Estadual 2012 do que o futebol apresentado pelas equipes.

O próximo desafio do Santa será nesta quarta-feira, contra o Salgueiro – que perdeu para o Petrolina por 3x1 -, às 20h, no Cornélio de Barros. Já a equipe do agreste pernambucano estreia no Mendonção, também às 20h, contra o Porto – derrotado pelo Náutico por 2x0.

O JOGO

Com o incentivo da torcida coral, que compareceu em bom número ao José do Rego Maciel, a equipe comandada por Zé Teodoro começou a partida pressionando o Belo Jardim. Apostando na velocidade do trio ofensivo formado por Branquinho, Renatinho e Flávio Recife, o Santa criou a primeira oportunidade com apenas dois minutos. Após jogada rápida, o lance chegou para Weslley, que cortou o defensor e bateu forte perto da meta adversária.

Também foi dos pés do maestro tricolor que surgiu outra boa oportunidade. Weslley cobrou falta na cabeça de Memo que acertou o travessão do goleiro Delone, no rebote o zagueiro André Oliveira bateu para fora.

Depois da pressão inicial, o Santa Cruz se acomodou na partida e o Belo Jardim, que apenas se defendia, não arriscava jogadas ofensivas. A equipe do agreste pernambucano apostou no ataque apenas aos 40 minutos. E os tricolores acabaram pagando pela apatia. O lateral-direito Parral cruzou na cabeça de Candinho que, livre na pequena área, testou para o fundo das redes. 1x0.

O primeiro tempo só não foi tão trágico para o Santa porque o zagueiro Laerson deu carrinho lateral em Flávio Recife e recebeu o cartão vermelho do árbitro Emerson Sobral – cartão bastante questionado pelos visitantes. Além dos problemas dentro das quatro linhas, os treinadores sofreram, também, com a falta de luz no Arruda. Com isso, as instruções de Zé Teodoro e Givanildo Sales foram dadas no gramado.

Melhor para o comandante tricolor, que viu a equipe voltar bem melhor na segunda etapa. Memo obrigou Delone a fazer grande defesa com apenas um minuto. Aos sete, Flávio Recife, após jogada individual, foi derrubado dentro da área. Pênalti e empate coral. Weslley bateu firme no ângulo esquerdo da meta defendida pelo camisa 1 do Belo Jardim.

O gol relâmpago empolgou a equipe de Zé Teodoro. Os tricolores começaram uma blitz contra o Belo Jardim. Dutra, Renatinho, Flávio Recife e Eduardo Arroz criaram boas oportunidades. Porém, o placar girou novamente com Weslley. Em jogada duvidosa, Emerson Sobral marcou pênalti de Chicão em Branquinho, após uma trombada. O maestro cobrou com categoria e definiu a virada e vitória do Santa Cruz. 2x1.

Ficha Técnica

SANTA CRUZ - Tiago Cardoso; Eduardo Arroz (Léo), Everton Sena, André Oliveira e Dutra (Jefferson Maranhão); Memo, Chicão (Natan), Weslley e Renatinho; Branquinho e Flávio Recife. Técnico: Zé Teodoro

BELO JARDIM - Delone; Parral, Fabão, Laerson e Toty; Marquinhos (Rogério), Fábio Recife, Júnior Borracha (Alex) e Diogo Fernandes (Chicão); Tiago Santos e Candinho.
Técnico: Givanildo Sales

Gols: Candinho, aos 40 minutos do primeiro tempo (Belo Jardim); Weslley, aos oito e aos 30 minutos do segundo tempo (Santa Cruz)

Cartão amarelo: Fabão, Marquinhos, Chicão (Belo Jardim); Branquinho, André Oliveira, Eduardo Arroz (Santa Cruz)
Cartão vermelho: Laerson (Belo Jardim)

Árbitro: Emerson Sobral
Assistentes: Jossemmar Diniz e Elan Vieira

Estádio: José do Rego Maciel (Arruda)

COMENTÁRIOS dos leitores