Novos integrantes do Pernambucano trilham caminhos opostos

Enquanto o Belo Jardim arranca rumo ao G4, Serra Talhada, em decadência, ingressa na zona da degola

por Victor Bastos seg, 06/02/2012 - 20:29

As duas equipes que ascenderam à série A1 do Pernambucano em 2012 vivem momentos distintos na competição. Após um começo arrasador, com duas goleadas e oito gols em dois jogos, o Serra Talhada, que chegou a ocupar a liderança, está ocupando a zona de rebaixamento. Já o Belo Jardim, que passou as quatro primeiras rodadas sem pontuar, vem numa boa sequência, ficando a apenas dois pontos do G4.

Após duas vitórias por 4x0, sobre América e Ypiranga, os Cangaceiros chegaram a ser chamados de Laranja Mecânica do Sertão, ou ainda, de Barça Serra – comparativo ao Barcelona, melhor time do mundo. Porém, na terceira rodada, o time enfrentou, pela primeira vez, um clube grande da capital pernambucana. Trata-se do Santa Cruz, que foi ao Nildo Pereira e derrotou a até então sensação do estadual por 4x2. Depois disso, foram mais duas derrotas (Petrolina e Salgueiro), que o colocaram na sétima posição e fizeram o técnico Reginaldo Souza perder o seu cargo.

Na sexta rodada, o time foi comandado pelo gerente de futebol do clube, e perdeu mais uma partida. Desta vez para o Belo Jardim, por 2x0, fora de casa. No dia seguinte, Reginaldo Bagé, ex-Santa Cruz e Salgueiro, foi anunciado como novo treinador. A diretoria esperava uma salvação para o clube com a chegada do experiente comandante. Porém, seu primeiro desafio foi, justamente, contra o Sport, no qual a equipe perdeu novamente, jogando em casa, por 2x1. Com este resultado, a equipe ingressou na zona da degola, ao lado do América.

Ao contrário do Serra Talhada - estreante na competição -, o Belo Jardim chegou à série A1 com a ‘experiência’ de já ter participado dela em 2007, quando terminou como lanterna, sendo rebaixado à série A2. O Calango começou muito mal perdendo as quatro primeiras partidas. Após o quarto fracasso, o técnico Givanildo Sales pediu demissão, deixando o time na lanterna.

Logo após aceitar o pedido do ex-treinador, a diretoria anunciou Edson Leivinha como novo comandante. Ele já assumiu a equipe na partida seguinte, contra o vice lanterna América. Sem muito tempo para mexer na equipe, Leivinha teve “sorte” e derrotou o adversário por 3x1, fora de casa, ultrapassando-o. Na rodada seguinte, o time se aproveitou da má fase do Serra Talhada e o derrotou, saindo da zona de rebaixamento. Em seguida, após derrotar o líder Salgueiro, o Belo Jardim assumiu a sétima colocação, a dois de entrar no G4.

COMENTÁRIOS dos leitores