Rival desiste e Azarenka avança às quartas em Stuttgart

Agência Estadopor Agência Estado qui, 26/04/2012 - 19:10

Líder do ranking mundial do tênis feminino, Victoria Azarenka garantiu vaga nesta quinta-feira nas quartas de final do Torneio de Stuttgart. Ela avançou ao contar com a desistência da alemã Andrea Petkovic, por motivo de lesão, quando o segundo set estava empatado por 4 a 4. Antes disso, a bielo-russa ganhou a primeira parcial por 6/2.

Com a vitória, Azarenka enfrentará na próxima fase outra tenista alemã. Trata-se de Mona Barthel, que nesta quinta desbancou o favoritismo da francesa Marion Bartoli, sétima cabeça de chave, com autoridade. Ela venceu por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1.

Apesar da desistência de sua adversária, Azarenka não teve facilidade no jogo contra Petkovic, interrompido quando já durava uma hora e 32 minutos. No primeiro set do duelo, a tenista alemã aproveitou uma das duas chances que teve de quebrar o saque da bielo-russa, que liquidou a parcial com vantagem de 6/2 por ter convertido três de cinco break points.

Já no segundo set, mais equilibrado que o primeiro, Petkovic quebrou o serviço de Azarenka por duas vezes ao aproveitar as duas chances que teve, mas também teve o saque quebrado em duas de seis oportunidades obtidas pela sua adversária. E, quando o confronto parecia que se arrastaria por mais tempo, a jogadora da casa torceu o tornozelo direito na quadra de saibro coberta da competição e se viu obrigada a abandonar o duelo.

Outra tenista de destaque que garantiu vaga nas quartas de final em Stuttgart nesta quinta-feira foi a checa Petra Kvitova. Terceira cabeça de chave da competição, ela aplicou duplo 6/2 sobre a italiana Francesca Schiavone. Desta forma, se credenciou para enfrentar na próxima fase a vencedora do confronto entre a dinamarquesa Caroline Wozniacki e a alemã Angelique Kerber, também programado para acabar nesta quinta.

Já a australiana Samantha Stosur, quinta cabeça de chave, sofreu um pouco, mas ratificou o seu favoritismo diante da alemã Julia Goerges ao vencer por 2 sets a 1, com 6/2, 2/6 e 6/3, em outro duelo do dia em Stuttgart. Agora, por um lugar na semifinal, ela terá de medir forças com a russa Maria Sharapova, atual vice-líder do ranking mundial.

A chinesa Na Li, por sua vez, confirmou a sua condição de oitava cabeça de chave nesta quinta ao derrotar a usbeque Akgul Amanmuradova por duplo 6/4. Com isso, a tenista oriental medirá forças com a polonesa Agnieszka Radwanska, pré-classificada como quarta maior favorita ao título, nas quartas de final.

COMENTÁRIOS dos leitores