Sport é o primeiro finalista do Pernambucano 2012

Rubro-negros seguraram 0x0 contra o Náutico e esperam adversário de Santa Cruz x Salgueiro

por Victor Bastos dom, 29/04/2012 - 17:56

Jogando com o regulamento, o Sport empatou em 0x0 com o Náutico e garantiu uma vaga na final do Campeonato Pernambucano. Neste domingo, a Ilha do Retiro recebeu um Clássico dos Clássicos sofrível. Burocrático, o jogo teve poucas oportunidades e revelou, mais uma vez, as deficiências ofensivas dos dois representantes do estado na Série A do Campeonato Brasileiro.

Agora, os rubro-negros esperam o adversário que sairá da partida entre Santa Cruz x Salgueiro, nesta segunda, no Arruda. Na primeira partida, o Carcará venceu por 2x1 e tem a vantagem do empate.

O JOGO

Com a vantagem construída pela vitória no primeiro jogo e a melhor classificação na fase inicial do Pernambucano, o Sport poderia perder por um gol de diferença que seguia para final. Na leitura do treinador Mazola Júnior, a melhor estratégia para os rubro-negros era o contra-ataque. Justamente por isso, o técnico optou por uma variação entre o 3-6-1 e 3-5-2, sacando o atacante Jael e colocando o volante Naldinho. Gallo não armou muitas surpresas para o Náutico, escalando a equipe no tradicional 4-4-2.

E durante toda a primeira etapa a pressão foi alvirrubra. Apenas um lance a favor dos donos da casa. Aos oito minutos, Naldinho puxou a jogada do campo defensivo e deu belo passe para Jheimy. O atacante bateu fraco para defesa de Gideão. Em seguida, a retranca foi colocada, literalmente, em prática.

Entretanto, o Náutico esbarra nas próprias finalizações. O goleiro Magrão só foi acionado em um momento. Aos 18, Derley recebeu lançamento de Ramon, invadiu a área adversária e mandou uma bomba para boa intervenção do camisa 1 do Sport. Depois disso, Siloé, Jefferson e Souza arriscaram. Sempre para fora.  

No intervalo, uma alteração para cada lado. No Sport, Jheimy deu lugar a Jael. Já no Timbu, Rodrigo Tiuí saiu para entrada de Leo Santos. A mudança no time rubro-negro quase surtiu efeito no primeiro minuto. Em jogada individual, Jael mandou uma bomba de muito longe e Gideão fez sensacional defesa.

Aos dez minutos os treinadores mudaram, mais uma vez, o panorama da partida. Alexandre Gallo tirou o meia Ramon para entrada do atacante Dorielton, enquanto Mazola Júnior trocou o zagueiro Edcarlos pelo volante Rivaldo. Prejuízo para os alvirrubros, que perderam o controle do meio de campo e, consequentemente, o poder ofensivo.

Tanto que o Náutico só teve uma boa oportunidade aos 30 minutos. Em falta da entrada da área, o volante Souza chutou forte e a bola passou raspando a meta de Magrão. Aos 32, Souza até chegou a balançar as redes adversárias, mas o assistente Jossemmar Diniz, de forma equivocada, anulou o gol. Naldinho ainda recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso aos 38 minutos. Com regulamento, mas um alerta para Série A, o Sport garantiu vaga na final do Pernambucano.

Ficha do jogo



Campeonato Pernambucano 2012, fase semifinal



Estádio Ilha do Retiro, Recife-PE



Sport - Magrão, Bruno Aguiar, Edcarlos (Rivaldo) e Tóbi; Moacir, Hamilton, Naldinho, Marquinhos Paraná e Julinho (Marquinhos Gabriel); Jheimy (Jael) e Marcelinho Paraíba. Técnico: Mazola Júnior.



Náutico - Gideão, João Ananias, Ronaldo Alves, César Marques e Jéferson; Souza, Auremir, Derley e Ramon (Dorielton); Rodrigo Tiuí (Leo Santos) e Siloé. Técnico: Alexandre Gallo.



Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa/PE)



Assistentes: Jossemmar Diniz e Albert Júnior (PE)



Cartões amarelos: Moacir, Tobi, Naldinho (Sport); Jefferson (Náutico)



Cartão vermelho: Naldinho (Sport)



Público: 19.026            



Renda: R$ 235,800

COMENTÁRIOS dos leitores