Histórico de Santa Cruz e Sport nos mata-matas em 2012

Bom resultado no primeiro jogo tem sido fundamental para o Leão, já para o Santa Cruz a segunda partida é que é de extrema importância

por Victor Ferreira dom, 06/05/2012 - 09:30

Há quem diga que, num mata-mata, a melhor opção é decidir em casa, jogando a primeira partida longe dos seus domínios. Outros já afirmam que é preferível atuar junto à sua torcida no primeiro jogo, para fazer um bom resultado e administrar no segundo. O fato é que, jogando em casa ou fora, é importante obter um bom resultado no primeiro jogo, para não sofrer muita pressão para a segunda partida. O Sport que o diga.

O Leão já disputou três mata-matas nesta temporada. O primeiro já foi decidido em um único jogo, pois o regulamento da Copa do Brasil elimina a segunda partida em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença. Como a equipe rubro-negra derrotou o 4 de Julho, em Teresina, por 2x0, não houve necessidade de segundo jogo.

Já nos outros dois confrontos, a segunda partida foi realizada, mas o resultado já estava praticamente definido desde o primeiro encontro. Contra o Paysandu a equipe foi derrotada em Belém e acabou sendo goleada em casa. Já contra o Náutico, na semifinal do estadual, bastou a vitória nos Aflitos para o time administrar o resultado na Ilha do Retiro e conquistar a vaga na final com um simples 0x0.

Enquanto isso, a história no Arruda é totalmente diferente. O time provou que não importa o resultado do primeiro jogo, o importante é jogar o ‘tudo ou nada’ na segunda partida do confronto. Foram dois mata-matas disputados pelo Santa Cruz até aqui neste início de temporada.

No primeiro confronto, o Tricolor derrotou o Penarol/AM em Manaus, mas foi derrotado em casa por achar que já estava ganho. Já contra o Salgueiro, na semifinal do estadual, aconteceu justamente o contrário. A equipe foi derrotada no Sertão, porém, no Mundão do Arruda, fez valer o peso da camisa coral para derrotar o Carcará e avançar para a fase final da competição.

No ano passado as duas equipes também se enfrentaram na final do Pernambucano. Entretanto, os mandos de campo estavam invertidos. Com o primeiro jogo na Ilha do Retiro, o Santa Cruz surpreendeu vencendo por 2x0, resultado que foi suficiente para o Tricolor segurar o resultado no Arruda. Tanto que a segunda partida terminou 1x0 para o Sport, com um gol de pênalti aos 48 minutos do segundo tempo, que não adiantou muita coisa, pois a torcida tricolor já comemorava o título à esta altura.

COMENTÁRIOS dos leitores