Sport ou Santa: campeão sai neste domingo

Chegou o dia de conhecer o campeão do Pernambucano 2012

dom, 13/05/2012 - 03:08
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

Dia 13 de maio de 2012. Uma data de coincidências. Dia das mães, aniversário de 107 anos do Sport e... final do Campeonato Pernambucano. A partir das 16h, neste domingo, na Ilha do Retiro, duas opções para a decisão histórica: ou os rubro-negros comemoram o 40º título estadual em grande estilo ou o Santa Cruz conquista o bicampeonato na casa do maior rival, algo que não acontece há 25 anos.

Para o Sport basta apenas um empate para sagrar-se campeão. Os tricolores precisam correr atrás para inverter o prejuízo após o 0x0, no Arruda. Apesar da vantagem construída pela classificação na fase inicial da competição, os comandados de Mazola Júnior – que busca o primeiro título – evitam o clima de “já ganhou”. Durante as entrevistas coletivas da semana, no vocabulário dos jogadores só tinha espaço para a palavra vitória. Jogar com o regulamento nem pensar. No time de Zé Teodoro – que sonha com o tri pernambucano (ganhou pelo Náutico, em 2004, e ano passado, pelo Santa) – não poderia ser diferente. A promessa é de uma equipe ofensiva para reverter o prejuízo.

Como não poderia ser diferente de toda a “cartilha” na véspera de um clássico, os treinadores fizeram mistérios sobre as escalações. Seguindo o caminho da lógica e das últimas partidas, o Sport deverá entrar novamente no 3-5-2. Porém, sem o zagueiro Tobi, suspenso. O experiente Aílson deve assumir a titularidade. Caso exista alguma variação tática, a alteração seria a entrada de mais um volante, o jovem Naldinho. Dúvida no início da semana, o também volante Hamilton está confirmado para a final.

Se no Sport existe praticamente uma interrogação, no Santa Cruz são várias. Principalmente tendo todos os atletas à disposição para a decisão. Zé Teodoro confirmou, pelo menos, que a equipe entrará de forma ofensiva. Resta saber se no 4-4-2 ou no 4-3-3. Com cadeira cativa no meio de campo apenas Memo e Luciano Henrique. Anderson Pedra, Léo, Weslley e Natan brigam pelas outras vagas. Já no ataque, Dênis Marques e Flávio Caça-Rato estão garantidos, podendo ganhar a companhia de Branquinho, Carlinhos Bala ou Geílson.







Ficha do jogo

Final do Campeonato Pernambucano 2012



Estádio da Ilha do Retiro, Recife, às 16h







Sport: Magrão, Bruno Aguiar, Ailson e Edcarlos; Moacir, Hamilton, Diogo Oliveira e Rivaldo; Marcelinho Paraíba; Jheimy e Jael. Técnico: Mazola Júnior.







Santa Cruz: Tiago Cardoso; Diogo, Vagner (Leandro Souza), William Alves e Renatinho; Memo, Anderson Pedra, Natan e Luciano Henrique; Dênis Marques e Flávio Recife (Geílson). Técnico: Zé Teodoro.







Árbitro: Sandro Meira Ricci. Assistentes: Pedro Wanderley e Clóvis Amaral.

COMENTÁRIOS dos leitores