Lewis Hamilton vence GP do Canadá da F-1
Inglês foi o sétimo vencedor diferente em sete corridas realizadas
O Inglês Lewis Hamilton é o vencedor do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1. Em uma corrida emocionante, realizada neste domingo (10), no circuito de Montreal, o piloto da McLaren foi o sétimo corredor diferente a conseguir uma vitória em sete etapas realizadas. A segunda posição ficou com Romain Grosjean, da Lotus Renault, seguido do mexicano Sérgio Perez, da Sauber, que completou o pódio.
Lewis fez o segundo melhor tempo na etapa classificatória, realizada neste sábado (9), e foi inteligente na estratégia escolhida para a corrida. O piloto fez apenas duas paradas para realizar a troca de pneus, o que ajudou na reta final por conta do desgate reduzido. Faltando sete voltas, ultrapassou Sebastian Vettel – que fez a pole position, mas não conseguiu manter durante a prova e acabou em quarto. Em seguida, deixou para trás Fernando Alonso, a cinco voltas do final. O espanhol da Ferrari terminou a disputa na quinta colocação.
Com a vitória, Hamilton derrubou um jejum de quase sete meses sem triunfos. A última havia acontecido no dia13 de novembro de 2011, quando foi o mais rápido no Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O inglês ainda aumentou o recorde de pilotos diferentes vencendo as primeiras etapas da competição. De quebra, ele também assumiu a ponta da temporada 2012, somando 88 pontos. Na segunda posição está Fernando Alonso, com 86; seguido dos representantes da Red Bull, Sebastian Vettel (85) e Mark Webber (79); além de Nico Rosberg, da Mercedes, que ocupa a quinta posição com um escore de 67.
Os representantes do Brasil não conseguiram resultados expressivos. Depois de conquistar o sexto lugar no GP de Mônaco, Felipe Massa, da Ferrari, errou durante a prova acabou rodando quando estava no quinto lugar. Com perda de posições, ele mudou a estratégia e terminou no 10º lugar. Bruno Senna, da Williams, não conseguiu um bom tempo e largou na 16ª posição e não progrediu na prova, finalizando em 17º. Na classificação geral da temporada, eles estão colados. Senna é o 13ª, com 15 pontos, e Massa vem logo depois, na 14ª, com 11.
Confira abaixo a classificação final do GP do Canadá:
1º Lewis Hamilton - McLaren
2º Romain Grosjean - Lotus
3º Sergio Pérez - Sauber
4º Sebastian Vettel - Red Bull
5º Fernando Alonso - Ferrari
6º Nico Rosberg - Mercedes
7º Mark Webber - Red Bull
8º Kimi Raikkonen - Lotus
9º Kamui Kobayashi - Sauber
10º Felipe Massa - Ferrari
11º Paul Di Resta - Force India
12º Nico Hulkenberg - Force India
13º Pastor Maldonado - Williams
14º Daniel Ricciardo - Toro Rosso
15º Jean-Eric Vergne - Toro Rosso
16º Jenson Button - McLaren
17º Bruno Senna - Williams
18º Heikki Kovalainen - Caterham
19º Vitaly Petrov - Caterham
20º Charles Pic - Marussia
A próxima corrida será Grande Prêmio da Europa. A disputa será realizada no próximo dia 24 de junho, na cidade de Valência, na Espanha.