Tocha olímpica começa a jornada pela Inglaterra

Primeiro dia da jornada também foi marcado por um incidente

por Everton Melo ter, 10/07/2012 - 21:31
Reprodução/london2012.com Phillips Wells com a tocha, observado pela rainha Elizabeth e seu marido, Philip de Mountbatten Reprodução/london2012.com

Londres - Depois de passar pela famosa cidade universitária de Oxford nesta segunda-feira (9), a tocha olímpica começou a sua jornada de 140 quilômetros pelo município de Reading, às 7h da manhã (horário local) desta terça-feira (10). O percurso foi iniciado com Sir Roger Binnaster, antigo corredor da Inglaterra. Na sequência, mais 110 pessoas foram escolhidas para carregar a tocha durante todo o trajeto.

Três momentos marcaram esta terça-feira. O primeiro ocorreu logo na terceira troca, quando minutos antes da tocha ser passada para Sir Steve Redgrave, cinco vezes consecutivas medalhista de ouro no remo nos jogos olímpicos. No momento, um jovem de 27 anos furou o bloqueio do evento e, sem roupa, ficou na frente da comitiva, com uma frase de protesto pintada nas costas dizendo “Free Tibet”, Tibet Livre em português.

Minutos seguintes os oficiais o agarraram, cobriram-no e ele foi preso por indecente exposição. “Isso foi um incidente isolado e rapidamente solucionado pelos oficiais da polícia e graças a Deus o revezamento da tocha durante a passagem em Henley não foi interrompido”, disse o chefe de Operações, John Campbell. Após o ocorrido, o segundo momento marcante ocorreu quando a tocha foi carregada de barco por Sir Steve Redgrave e mais seis jovens remadores pelas águas do Rio Tâmisa.

O terceiro momento foi digno de realeza: as chamas olímpicas passaram por dentro do Castelo de Windsor e depois Phillips Wells, de apenas 12 anos de idade, recebeu a honra de segurar a tocha. Estiveram presentes também a rainha Elizabeth e seu marido Philip de Mountbatten - duque de Edimburgo.

No começo da noite apresentações artísticas organizadas pelo Comitê Organizador dos Jogos ocorreram em um palco montado no estádio de Madjeski. Nesta quarta-feira (11), a tocha segue para a cidade de Salisbury, no condado inglês de Wiltshire.

*Everton Melo é enviado especial do LeiaJá em Londres.

COMENTÁRIOS dos leitores