Criciúma derrota Ceará no fim e retoma ponta da Série B

sab, 06/10/2012 - 08:05

O Criciúma deu muita sorte, de novo, e com outro gol nos acréscimos e de seu artilheiro, Zé Carlos. Ele marcou o seu 22.º gol e o segundo gol do time catarinense, aos 48 minutos do segundo tempo, superando o Ceará por 2 a 1, no estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina, nesta sexta-feira, pela 28.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

A vitória emocionante recolocou o Criciúma na liderança provisória, com 58 pontos, um a mais do que o Vitória, que neste sábado recebe o ABC, em Salvador. O Ceará ficou em oitavo lugar, com 42 pontos, quase fora da briga pelo acesso.

Empurrado pela animada torcida, o Criciúma começou tomando a iniciativa e sufocando o Ceará em seu campo de defesa, mas o time alvinegro valorizava a posse de bola para esfriar o ímpeto do clube mandante.

Aos 23 minutos do primeiro tempo, o técnico PC Gusmão sacou o zagueiro Daniel Marques, que já tinha cartão amarelo e vinha tomando um baile de Zé Carlos, e colocou Thiego. Curiosamente, minutos depois Thiego foi amarelado. Antes, o técnico Paulo Comelli, do Criciúma, foi expulso por reclamação e deixou o campo disparando contra o árbitro.

O segundo tempo iniciou eletrizante, com muita velocidade e boas oportunidades dos dois lados. Aos 12 minutos, o Criciúma enfim saiu na frente. Após escanteio cobrado por Válber pela direita, Ozéia desviou no bico da pequena área e mandou no canto oposto do goleiro Dionantan.

Atrás no placar, PC Gusmão colocou os atacantes Itamar e Robert e o Ceará foi para o tudo ou nada em busca do empate. E foi premiado pela coragem - deixou tudo igual aos 27 minutos. Juca cobrou falta com categoria, no ângulo direito de Michel Alves, e empatou o jogo, que ficou aberto.

O jogo era lá e cá e os dois times não desistiram. Mas no último lance do jogo, o Criciúma fez o gol da vitória. Zé Carlos foi lançado na área, dominou com liberdade e finalizou para grande defesa de Dionantan. O artilheiro pegou o rebote e mandou a bola para as redes, colocando abaixo o estádio Heriberto Hulse.

Os dois times voltam a campo pela 29.ª rodada da Série B no próximo sábado, dia 13, às 16 horas. O Criciúma vai até Varginha (MG) para enfrentar o Boa, enquanto que o Ceará recebe o América-RN, em Fortaleza.

FICHA TÉCNICA

CRICIÚMA 2 x 1 CEARÁ

CRICIÚMA - Michel Alves; Eric, Ozéia, Matheus Ferraz e Marlon; Fransérgio (Diego Oliveira), França, Válber (Gilmar) e Giovanni Augusto (André Gava); Lucca e Zé Carlos. Técnico: Paulo Comelli.

CEARÁ - Dionantan; Apodi, Luiz, Daniel Marques (Thiego) e Márcio Careca; João Marcos, Juca, Eusébio e Magno (Robert); Mota e Magno Alves (Itamar). Técnico: PC Gusmão.

GOLS - Ozéia, aos 12, Juca, aos 27, e Zé Carlos, aos 48 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Zé Carlos, Marlon, Fransérgio e Matheus Ferraz (Criciúma); Daniel Marques, Thiego, Mota e Márcio Careca (Ceará).

ÁRBITRO - Sandro Meira Ricci (Fifa/PE).

RENDA - R$ 172.635,00.

PÚBLICO - 11.518 pagantes.

LOCAL - Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC).

COMENTÁRIOS dos leitores