Conmebol confirma título do São Paulo, mas cogita punições

Confusão aconteceu na final da Copa Sul-Americana, no Morumbi

por Victor Bastos sex, 14/12/2012 - 18:05

Em nota oficial, a Conmebol colocou um ponto final nas especulações sobre o título da Copa Sul-Americana, que envolveu São Paulo e Tigre. A entidade confirmou a conquista para o time brasileiro, mas destacou que espera uma versão esclarecedora para direcionar ou não punições para as equipes.

“(A Conmebol) Está empenhada em reunir todas as informações das autoridades do jogo e dos clubes, (...) com o propósito de constituir com claridade a realidade dos acontecimentos, a fim de aplicar as sanções", destaca um trecho da nota, referente a confusão envolvendo as duas equipes no intervalo do jogo.

De acordo com a entidade, o árbitro Enrique Osses tentou, "em reiteradas oportunidades”, convencer a equipe argentina a retornar ao gramado para o segundo tempo. Depois de 50 minutos (15 minutos regulamentares mais 30 de espera), Osses aplicou o regulamento, determinando o jogo concluído com o resultado de 2 a 0 a favor do São Paulo, "o que significou a consagração do São Paulo FC como campeão".

Com os dois clubes classificados para a próxima edição da Libertadores, retirar a vaga na principal competição continental, que é também organizada pela Conmebol, é uma das punições possíveis.

A confusão

O início da confusão aconteceu logo após o primeiro tempo, com troca de empurrões entre os adversários. No intervalo, duas versões. Os argentinos alegam que foram agredidos por seguranças do São Paulo. Já os paulistas dizem que apenas impediram invasão do vestiário mandante.

Quando a Polícia Militar chegou com a briga já acontecendo, não existe uma versão conclusiva do problema. Apesar disso, o caso segue sendo investigado. Câmeras de segurança serão analisadas e foram realizados exame de corpo de delito nos envolvidos.

COMENTÁRIOS dos leitores