Em duelo emocionante, Santa Cruz empata com o Fortaleza

Empate por 3x3 dá vantagem ao Santa Cruz de empatar por até 2x2, domingo, no Arruda

por Clauber Santana qua, 13/02/2013 - 23:29

Seis gols, duas expulsões, um pênalti perdido e muita emoção no empate por 3x3 entre Fortaleza e Santa Cruz, nesta quarta-feira, no Estádio Presidente Vargas, pelas quartas de final da Copa do Nordeste. A partida foi nervosa, de muita marcação e, apesar dos vários gols, em alguns momentos o ritmo foi lento e a temperatura morna. 

Os pernambucanos saíram na frente e abriram dois gols de vantagem com Renatinho e Paulo César. Mas após uma falha de Tiago Cardoso, Esley diminuiu. No final do primeiro tempo, Marquinho perdeu um pênalti e Tiago Costa foi expulso. Com um jogador mais, na segunda etapa, Assisinho e Marinho Donizete foram os responsáveis pela virada dos cearenses. Quando a partida se encaminhava para uma vitória dos donos da casa, Everton Sena acertou um bonito chute de fora da área para deixar tudo igual no placar.

Com o resultado, o Santa Cruz joga pelo empate de até 2x2 no jogo da volta, domingo, às 16h, no Arruda. Se o 3x3 se repetir, a vaga será decidida nos pênaltis. A partir do 4x4 ou vitória do Fortaleza, a vaga fica com o tricolor do Pici.

Três gols em dez minutos de emoção

Em partida decisiva, o nervosismo é aparente nos jogadores e assim foi nos minutos iniciais do confronto entre os tricolores cearense e pernambucano. As duas equipes erraram muitos passes, por consequência, não levavam perigo as defesas. A forte marcação também foi um dos atributos mais utilizados nos primeiros lances.

Se o início do jogo foi morno, depois dos 15 minutos animou de forma considerável e o Santa Cruz tratou de abrir o placar. O atacante Paulo César recebeu na direita e cruzou para Renatinho, que completou para o fundo das redes, sem deixar a bola cair no chão. Cinco minutos depois, o tricolor pernambucano aumentou a vantagem.  Luciano Sorriso cobrou uma falta da esquerda e Paulo César cabeceou na saída de João Carlos.

Quando o cronômetro marcava 25 minutos, o Fortaleza diminuiu o placar. O volante Esley chutou fraco de fora da área, mas o goleiro Tiago Cardoso falhou e deixou a bola entrar. Logo após o gol do tricolor do Pici, o Santa Cruz levou outro golpe. O meia Renatinho sentiu dores na coxa e teve de ser substituído pelo volante Sandro Manoel.

Depois de 10 minutos de gols e emoção, a partida voltou a ficar truncada no meio-campo. Apenas aos 42, outro bom momento que parecia ser para o Santa Cruz. O árbitro marcou pênalti de Ronaldo Angelim em Danilo Santos. Na cobrança, Marquinho chutou no canto direito e o goleiro João Carlos se esticou para fazer a defesa evitando o terceiro gol dos pernambucanos. Antes do final da primeira etapa, o lateral-esquerdo Tiago Costa cometeu uma falta dura na defesa, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

Igualdade no número de jogadores e no placar

O técnico Marcelo Martelotte voltou para o segundo tempo com Everton Sena no lugar de Danilo Santos. Mesmo com três zagueiros e três volantes, o Santa Cruz falhou na marcação e sofreu o tento de empate. Aos três minutos, João Henrique cruzou na pequena área, Everton Sena e Tiago Cardoso não se entenderam e deixaram Assisinho livre, que completou para o gol.

Aos poucos o Santa Cruz foi tentando se reorganizar após a sequência de momentos ruins, mas a pressão do Fortaleza era constante. Aos 11 minutos, o meia Natan fez uma boa jogada pela lateral, passou por Ronaldo Angelim e cruzou para Paulo César. O atacante chutou, mas a bola foi para fora. No lance seguinte os cearenses responderam. Assisinho chutou da entrada da área e obrigou Tiago Cardoso a fazer uma grande defesa.

Com um jogador a mais, Vica deixou sua equipe ainda mais ofensiva ao tirar o zagueiro Ronaldo Angelim e colocar o atacante André Luiz. Pressionado, a equipe coral levou a virada. Marinho Donizete recebeu na área e chutou no ângulo esquerdo de Tiago Cardoso, que desta vez, nada pôde fazer.

Se no placar o Fortaleza estava na frente, em número de jogadores tudo voltou a ficar igual aos 30 minutos. O volante Lucas recebeu o segundo amarelo e também foi expulso. Logo, o Santa Cruz conseguiu equilibrar as ações e empatou. Aos 37, Everton Sena chutou forte de fora da área para marcar um golaço. A bola foi no canto esquerdo de João Carlos.

FICHA DO JOGO

Fortaleza 3

João Carlos; Rafinha, Ronaldo Angelim (André Luiz), Gabriel e Marinho Donizete; Esley (João Henrique), Lucas, Jackson e Jackson Caucaia; Assisinho e Júlio Madureira (Everton). Técnico: Vica

Santa Cruz 3

Tiago Cardoso; Marquinho, César, Vágner e Tiago Costa; Anderson Pedra, Luciano Sorriso, Natan e Renatinho (Sandro Manoel); Paulo César (Flávio Caça-Rato) e Danilo Santos (Everton Sena). Técnico: Marcelo Martelotte





Local: Estádio Presidente Vargas (Fortaleza)

Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)

Assistentes: Pedro Santos de Araújo e Esdras Mariano de Lima (Ambos de AL)

Gols: Renatinho (aos 15 do 1°/T), Paulo César (aos 20 do 1°/T), Esley (aos 25 do 1°/T); Assisinho (aos 3 do 2°/T), Marinho Donizete (aos 25 do 2°/T) e Everton Sena (aos 37 do 2°/T)

Cartões amarelos: Esley, Lucas e Ronaldo Angelim (Fortaleza); Tiago Costa e Everton Sena (Santa Cruz) 

Cartão vermelho: Tiago Costa (Santa Cruz) e Lucas (Fortaleza)

COMENTÁRIOS dos leitores