"Paz nos estádios" reativada para a final do PE2013

Quem denunciar as infrações pode receber até R$ 300 de recompensa e terá sua identidade preservada

por Thiago Augustto qui, 02/05/2013 - 17:40
 Hivor Danierbe/LeiaJáImagens/Arquivo O MPPE se reuniu com as autoridades no início do ano e proibiu a entrada das organizadas nos estádios. Hivor Danierbe/LeiaJáImagens/Arquivo

O primeiro Clássico das Multidões na final do Campeonato Pernambucano 2013 promete pôr em alta os ânimos dos amantes do esporte, neste próximo domingo (05) na capital do Estado. No entanto, a rivalidade entre os dois clubes e os torcedores deve ser evidenciada de forma saudável. Com o intuito de coibir qualquer ato de violência dentro e nos arredores dos estádios, o Disque Denúncia relançou a campanha “Paz nos Estádios”. Com a criação do site  www.disquedenunciape.com.br, desde setembro do ano passado, os torcedores poderão enviar vídeos e fotos como provas dos atos ilícitos.

Em um ato de promoção da paz entre as torcidas, jogadores de Santa Cruz e Sport entrarão em campo no clássico do próximo final de semana vestidos com a camisa da campanha. 

Essa campanha é resultado da parceria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Disque-Denúncia, da Secretaria de Defesa Social (SDS) e da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). A mobilização espera contar com a participação dos torcedores no repasse de informações que contribuam para um ambiente mais seguro dentro e fora dos estádios. Quem denunciar as infrações pode receber até R$ 300 de recompensa e terá sua identidade preservada.

As informações deverão ser repassadas ao Disque-Denúncia. Os dados recebidos pela Central serão encaminhados, de imediato, para a polícia. Comprovado o ato ilícito, o infrator será levado para as delegacias localizadas nos estádios. Ali, será registrado o boletim de ocorrência e um termo circunstanciado. Em seguida, o caso estará em poder do Ministério Público.

A depender da infração, o torcedor pode pagar multa, cujo valor é repassado a instituições estaduais de caridade. A volta desse torcedor aos estádios dependerá de sua atitude num programa de reciclagem mantido pelo Judiciário estadual em parceria com uma universidade. O torcedor que comete infração dentro de um estádio de Pernambuco poderá ficar até cinco anos sem voltar aos campos de futebol, em caso de reincidência.

Serviço

A partir do primeiro jogo das finais, neste domingo (05) o pagamento das recompensas vai ser válido. A meta é estimular a denúncia durante os eventos esportivos para consolidar a prática até a Copa do Mundo de 2014. O Disque-Denúncia funciona 24h, todos os dias da semana, e atende pelos telefones 3421.9595, no Recife e Região Metropolitana, e 3719.4545, no interior do Estado. 

Com informações da assessoria

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores