Torcedores devem estar atentos às medidas de segurança
Alguns itens são proibidos pela FIFA de serem levados para a área interno dos estádios
A entrada dos torcedores nos estádios da Copa envolve um esquema de segurança para evitar o acesso com objetos que coloquem em risco a integridade física do público ou que são proibidos pela FIFA. No Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, por exemplo, os 70 mil torcedores poderão passar por até três tipos de revista.
A primeira vistoria será na entrada principal do estádio, com 160 detectores pórticos - semelhante aos usados em aeroportos - que apitam em caso de presença de artigos metálicos. A FIFA proíbe o acesso aos estádios com mastros de bandeiras, objetos cortantes, garrafas, latas, isqueiros, guarda-chuvas, além de fogos de artifício, sinalizadores, alimentos e bebidas.
De acordo com o major da Polícia Militar, André Amarante, se algum desses objetos for detectado, o torcedor passará por uma fiscalização mais específica. "a pessoa passará por um agente da segurança privada com detectores manuais e, caso ainda não seja o suficiente para encontrar o objeto, haverá uma revista manual em um local reservado", detalhou.
O público está sendo orientado a não levar bolsas nem mochilas, mas caso alguém apareça com esses artigos deverá colocá-los em um dos 2- scanners, que farão um raio X do que será levado para dentro do estádio. O torcedor que preferir também poderá sair e deixar os objetos no próprio veículo. De acordo com a PM, o que for recolhido não será devolvido.