Kvitova perde e protagoniza nova 'zebra' em Wimbledon

ter, 02/07/2013 - 15:30

A checa Petra Kvitova protagonizou a mais nova "zebra" de Wimbledon nesta terça-feira. A campeã de 2011 não resistiu à belga Kirsten Flipkens e foi derrotada, de virada, pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/4, nas quartas de final. Flipkens, atual número 20 do ranking da WTA, enfrentará na semifinal a francesa Marion Bartoli, algoz da jovem norte-americana Sloane Stephens.

Número 8 do mundo, Kvitova entrou no Grand Slam como uma das favoritas e viu a expectativa sobre seu nome crescer nos últimos dias, por causa das quedas de Maria Sharapova e Serena Williams. A checa, porém, voltou a mostrar a irregularidade apresentada nas competições anteriores e acabou sendo eliminada por Flipkens, uma das surpresas das quartas de final.

Após a sequência de "zebras", Kvitova e a chinesa Na Li eram as únicas ainda vivas na chave que já haviam conquistado um título de Grand Slam. Curiosamente, as duas foram eliminadas nesta terça. Na Li foi derrotada mais cedo pela polonesa Agnieszka Radwanska.

Com a queda da checa, a expectativa cresce sobre o duelo entre Radwanska, vice-campeã em 2012 e atual número quatro do mundo, e a alemã Sabine Lisicki, algoz de Serena Williams. As duas vão disputar a semifinal mais aguardada.

Nesta terça, Kvitova era uma das tenistas mais aguardadas da rodada. Mais experiente e vencedora que a rival, a checa tinha todas as condições de vencer mais uma e avançar na chave. E a expectativa pela vitória da Top 10 só aumentou depois que ela venceu o set inicial.

Kvitova, porém, caiu de rendimento no segundo set. Oscilando nos golpes, ela não conseguiu ameaçar o saque da belga em nenhum momento da parcial e ainda teve o saque quebrado. Após buscar o empate, Flipkens se manteve melhor no terceiro set e, tirando proveito dos erros da rival (foram 28 contra 5 em toda a partida) não demorou para faturar nova quebra e fechar a partida em 2h05min.

Antes de Kvitova se despedir, a francesa Marion Bartoli (15ª cabeça de chave) superou a americana Sloane Stephens, de 20 anos, por 6/4 e 7/5. Bartoli tenta ao menos repetir a campanha de 2007, quando chegou à final do Grand Slam britânico.

COMENTÁRIOS dos leitores