Contra algoz e jejum, Santa vai até Marabá

Na atual edição da Série C, tricolores estão na 4ª colocação com nove pontos, enquanto o Águia ocupa o 6º lugar com sete

por Victor Bastos sex, 19/07/2013 - 17:32
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Artilheiro Dênis Marques quer voltar a marcar Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

A temporada de 2013 marca a terceira participação do Santa Cruz na Série C do Campeonato Brasileiro. Nas três edições da Terceirona, o desempenho longe do Arruda é constrangedor. Dos 16 jogos como visitante nesse período, foram nove derrotas, sete empates e nenhuma vitória. Um incômodo jejum. Dentro dessa estatística negativa está justamente o adversário deste domingo (21).  A partir das 16h, no “temido” Zinho de Oliveira, o Tricolor encara o Águia de Marabá.

No ano passado, o time interior do Pará eliminou o Santa da competição. O “temido” também é explicável.  As péssimas condições do gramado (que trocaram após 30 anos, mas ainda é uma incógnita), instalações do estádio e o clima da cidade, que pode chegar perto dos 40° graus, são outros adversários dos pernambucanos. “Sabemos da dificuldade dessa competição, mas contra o Fortaleza nós também quebramos um tabu (seis anos sem vitórias contra o rival cearense). Este ano estamos preparando um roteiro diferente e que começa em Marabá. Aquela derrota contra o CRB foi doída e a gente já aprendeu”, afirmou o meia Júnior Xuxa.

Mesmo novato no elenco, Xuxa sabe que esses números vêm incomodando os tricolores. Braço direito de Zé Teodoro em 2011, no acesso para a Série C, e em 2012, na eliminação, o atual treinador Sandro Barbosa revelou que a derrota para o Águia foi a maior decepção que teve pelo Santa. “Fizemos uma campanha muito ruim, mas chegamos na última rodada da primeira fase dependendo apenas da gente. E perder como a gente perdeu, sem criar nada durante o jogo, foi horrível", disse.

Por outro lado, Sandro tem consciência que a conjuntura é outra. A qualidade do elenco e o clima no clube comprovam isso. Principal atacante do Tricolor, Dênis Marques não marca há seis jogos e segue com o apoio de todos. A boa fase de Raul no meio de campo e a consistência defensiva ajudam nesse cenário positivo. Opções no banco como Natan e Renatinho só comprovam isso. “Vai ser difícil, com certeza, mas tabu é feito para ser quebrado”, sentenciou o sincero Flávio Caça-Rato.

ÁGUIA DE MARABÁ

Já são 13 jogos (nove vitórias e quatro empates) sem perder no Zinho de Oliveira. A última derrota diante da torcida foi em outubro de 2010, também pela Série C. O retrospecto recente do Águia de Marabá como mandante é o grande trunfo para encarar o Santa Cruz.

Dentro do campo, o treinador João Galvão terá um desfalque. Destaque da equipe até o momento, o meia Flamel sofreu uma lesão na coxa e está vetado pelo departamento médico.  Por outro lado, o zagueiro Fred volta ao time, após cumprir suspensão, no lugar de Charles.

Ficha técnica

Águia de Marabá

Jair; Rafinha, Fred, Bernardo e Anderson Luís; Fábio Oliveira, Mael, Junior Timbó e Flamel; Danilo Galvão e Carlinhos; Treinador: João Galvão

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Nininho, Leandro Souza, Renan Fonseca e Tiago Costa; Tozo, Luciano Sorriso, Raul e Júnior Xuxa; Flávio Caça-Rato e Dênis Marques; Treinador: Sandro Barbosa

Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá-PA

Horário: 16h

Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)

Auxiliares: Ciro Chaban Junqueira e Lehi Sousa Silva (ambos do DF)

COMENTÁRIOS dos leitores