Brasileiro faz história no Mundial de Atletismo

por Victor Bastos seg, 22/07/2013 - 15:24

Esse domingo, dia 21 de julho de 2013, ficará na história do esporte paraolímpico brasileiro. E também mundial. Na pista de atletismo do Stade Du Rhône, na França, Alan Fonteles estabeleceu o novo recorde mundial dos 200m, classe T43 (biamputado). Com o tempo de 20s66, o corredor garantiu a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Atletismo e se tornou o homem mais rápido do planeta na distância entre os biamputados.

Para se ter uma ideia da importância do fato, o tempo conquistado por Fonteles derruba o recorde do sul-africano Oscar Pistorius, de 21s30, registrado em setembro do ano passado – Pistorius é o único atleta biamputado que disputou competições com atletas sem deficiência física.

“Sempre quis correr abaixo dos 21 segundos nesta prova. Mas, o plano era ser campeão mundial e aconteceu. Agora, não esperava o recorde. Estou me segurando para não chorar”, afirmou o brasileiro. “Quando entrei na reta, olhei para o telão e vi que os adversários estavam distantes, passei a mirar o relógio na linha de chegada e vi os segundos passando devagar: 18, 19... Eu estava muito rápido e percebi que poderia bater o recorde. Quando olhei 20s66, a minha felicidade foi imensa”, explicou.

Alan agora é campeão paralímpico, mundial e recordista do mundo nos 200m. Ele também acumula o feito de ser o dono da melhor marca nos 100m, registrada em junho, no Aberto de Berlim, na Alemanha (10s77).

COMENTÁRIOS dos leitores