Há 20 anos, a Corrida das Galinhas conhecia seu 1º campeão
Disputa começou em 1993, Durante a sua trajetória teve um hiato de cinco anos e em 2013 chega à 16ª edição
A Corrida das Galinhas já é tradição em São Bento do Una, no agreste pernambucano. No entanto, há 20 anos, ela despontava apenas como uma novidade, uma paródia da Fórmula-1, mas que, desde o primeiro momento atraiu um grande número de participantes para as provas de velocidade. Um deles foi o segurança Damião Sales, que acabou se consagrando como o primeiro vencedor da disputa.
Hoje, Damião é um cidadão conhecido em São Bento do Una, cidade localizada a 206 quilômetros do Recife. Quando disputou pela primeira vez a corrida, Damião não tinha, justamente, o elemento principal: uma galinha. Foi aí que o destino tratou de apresentá-lo a "Fuscão Preto", uma galinha veloz e que foi alugada no sistema que hoje é conhecido na festa como “Rent a Chicken” (Alugue uma galinha, em português), utilizado para os competidores que estiverem desprevinidos.
“Boa parte dos corredores já tinha se preparado para a prova, existia inclusive as equipes de corredores para a disputa. Entrei na brincadeira e corri só com a "Fuscão Preto", que já era uma galinha treinada. Conseguimos, com muito esforço, ficar entre os nove finalistas e depois vencer a decisão", recorda Damião.
Quando perguntado se ainda lembrava do momento da vitória, ele não esconde o orgulho. “O galinhódromo estava lotado. Fiquei muito emocionado. Foi bom demais”. Depois da vitória, Damião também passou a integrar como assistente a equipe que organiza o evento todos os anos. “Não pretendo parar de trabalhar e acompanhar a festa", finalizou.