Praia de Tambaba sedia 6ª edição do Open de Surf Naturista

Unidos por uma ideologia, cerca de 40 surfistas caíram despidos nas águas do litoral sul da Paraíba

por Thiago Augustto dom, 08/09/2013 - 19:31

Embalado por valores naturistas, o surfe nacional tem um pretexto a mais para ser autenticado o esporte da libertação e respeito à natureza. Neste final de semana, a irreverente Praia de Tambaba, Litoral Sul da Paraíba, sediou a 6ª edição do Open de Surf Naturista. O evento esportivo contou com a presença de 32 surfistas do norte a sul do país. 

A competição, que tem proposta de difundir o naturalismo através do surfe, teve também a missão de congregar e estimular o desenvolvimento da prática, de acordo com o coordenador do evento, Carlos Santiago. “Foi mais uma vez um grande sucesso. Fico feliz pelo resultado. Já chegamos à sexta edição, visto que desde 2008 estamos com esse projeto que foi aceito no congresso internacional, realizado, aqui, em Tambaba. O mais importante é difundir o naturalismo através do esporte. Ressaltando os três pilares: liberdade, interação e respeito pela natureza”, afirmou Santiago em tom de otimismo para os próximos eventos. 

“Surfar sem roupa é mais liberdade”

Berg Santos, de 24 anos, era o campeão local, e este ano passou a coroa para Helinton Rato, criado nas praias de Carapibus, litoral Sul paraibano. O surfista representou a classe naturistas e explicou o sentimento de surfar sem roupas. “Liberdade. Nós viemos ao mundo nu, e é assim que nós nos sentimos bem”, explicou. “Não é para ter vergonha. Aliás, ninguém que está aqui sente vergonha. Nós tiramos o short e camisa e também tiramos a vergonha”, pontuou.

O evento anual disputado no mês de setembro foi dividido em duas categorias: local e aberto, para todas as idades. Confira os resultados finais. 

Categoria local 

1ª lugar: Helinton Rato

2ª lugar: Dan Maciel 

3ª lugar Edson Filho

4ª lugar: Alan Henrique

Categoria Open (Aberto)

1ª lugar: Arthur Vilar

2ª lugar: Clauber Lins

3ª lugar: Reginaldo Filho 

4ª lugar: Rodrigo Haroldo 

Expression session

Clauber Lins, pela segunda vez, faturou  a categoria mais prestigiada da competição. A expression session ou, simplesmente, a melhor manobra. O surfista de 32 anos, campeão da quarta edição disputou em todas as edições, entretanto assegura que o prestígio é o mesmo. “Disputo todas as vezes como se fosse a primeira. Na edição passada, a premiação não foi uma prancha, mas agora ganhei uma novinha”, brincou o surfista. “É muita emoção de está aqui participando. Isso sim é liberdade”, pontuou o campeão.

COMENTÁRIOS dos leitores