Nadal derrota Dolgopolov na estreia em Xangai

qua, 09/10/2013 - 10:50
PETER PARKS / AFP Nadal vai enfrentar o argentino Carlos Berlocq, número 44 do mundo, na próxima rodada PETER PARKS / AFP

O espanhol Rafael Nadal não decepcionou no seu primeiro jogo após reassumir a liderança do ranking da ATP. Nesta quarta-feira, o número 1 do mundo precisou de apenas 59 minutos para avançar na sua partida de estreia no Masters 1000 de Xangai com a vitória sobre o ucraniano Alexandr Dolgopolov, 34º colocado no ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2.

Derrotado pelo sérvio Novak Djokovic na decisão do Torneio de Pequim, no último fim de semana, Nadal foi soberano diante de Dolgopolov, tanto que não teve o seu saque ameaçado em nenhum momento da partida. No primeiro set, ele converteu um break point no oitavo game e em seguida confirmou o seu saque para triunfar por 6/3.

O segundo set foi mais fácil. Com duas quebras de serviço, Nadal abriu 4/0 e depois só precisou confirmar o seu saque duas vezes para derrotar Dolgopolov por 6/2. Assim, fez 4 a 0 no confronto direto com o tenista ucraniano.

Classificado às oitavas de final, Nadal vai enfrentar o argentino Carlos Berlocq, número 44 do mundo, que nesta quarta eliminou o norte-americano John Isner (6/4 e 7/6). O espanhol já encarou o argentino duas vezes e venceu ambos os duelos, realizados neste ano, no Brasil Open, em São Paulo, e no Torneio de Buenos Aires.

Nadal não disputou o Masters 1000 de Xangai no ano passado, mas nas duas participações anteriores, em 2010 e 2011, não teve bom desempenho, parando nas oitavas de final. A sua melhor campanha foi em 2009, quando foi vice-campeão, sendo derrotado na final pelo russo Nikolay Davydenko.

Também nesta quarta, o espanhol David Ferrer, número 4 do mundo, avançou às oitavas de final ao derrotar o checo Lukas Rosol, 45º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, em 1 hora e 11 minutos. Seu próximo adversário será o alemão Florian Mayer, número 50 do mundo, que eliminou o francês Benoit Paire (7/6 e 7/5).

Já o suíço Stanilas Wawrinka, número 8 do mundo, derrotou o sul-africano Kevin Anderson, 20º colocado no ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 7/6 (7/5).

COMENTÁRIOS dos leitores