Del Bosque vai falar com Diego Costa para ter definição

qua, 16/10/2013 - 19:07

Diego Costa se tornou alvo, praticamente, de uma briga de cabo de guerra. De um lado, o treinador brasileiro, Felipão, ressalta que o atacante já vestiu a camisa da equipe principal do Brasil. Do outro, o técnico da seleção espanhola, Vicente del Bosque, pretende naturalizar o jogador e promete a Copa do Mundo. Nesta quarta-feira (16), o comandante da Espanha afirmou que pretende ter uma conversa com o atacante Diego Costa para definir qual país ele irá defender. E deu um prazo, no mínimo, estranho para a resolução do caso: "as próximas semanas".

O atacante é nada menos que, o artilheiro do Campeonato Espanhol. A boa fase do, originalmente, brasileiro atraiu a atenção de Del Bosque. Diego Costa, 25 anos, se naturalizou espanhol e, pelas regras da Fifa, poderia defender a seleção de qualquer um dos dois países.

O atleta chegou a ser convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari nos amistosos da seleção brasileira em março. Mas, como não disputou nenhum jogo oficial pelo Brasil, a Fifa entende que ele pode defender a Espanha. Inclusive na Copa de 2014. O que é, no mínimo, irônico.

Del Bosque já manifestou interesse em convocar o atacante. Mas Felipão também avisou que Diego Costa está numa lista preliminar com os 45 nomes escolhidos para formar o grupo do Brasil na disputa da Copa. O atacante tem total direito de escolha para decidir sobre jogar pela seleção do país sede da Copa do Mundo (Brasil) ou defender o título pela última campeã (Espanha).

"Temos que ter uma conversa com ele. É uma situação difícil, porque o Brasil também quer contar com ele e ele precisa decidir. Teremos uma decisão nas próximas semanas", afirmou Del Bosque, em entrevista para a tevê espanhola nesta quarta-feira.

Del Bosque acertou com a Federação Espanhola de Futebol e permanecerá no comando da Fúria até, pelo menos, a Eurocopa de 2016. "Estamos de acordo. Nos damos muito bem. Gosto da seleção, da federação", revelou Del Bosque, que está no comando da Espanha desde 2008, período em que foi campeão da Copa de 2010 e da Eurocopa de 2012 - agora, acaba de se classificar para o Mundial no Brasil.

*Com informações da agência Estadão Conteúdo

COMENTÁRIOS dos leitores