Sport perde e praticamente dá adeus ao Nordestão

Leão da Ilha do Retiro foi derrotado por 1x0 com gol polêmico aos 46 da etapa final

por Clauber Santana qua, 29/01/2014 - 23:26

O time mudou a postura, a formação tática foi alterada, mas o futebol continuou o mesmo e o Sport perdeu para o Guarany de Sobral por 1x0, pela quarta rodada da Copa do Nordeste. O tento da vitória cearense foi marcado por Gugu, aos 46 minutos do segundo tempo em meio a uma grande polêmica - sobre se o autor do tento estava impedido ou não. Mas, o árbitro validou e garantiu os três pontos para os donos da casa.

Com o resultado, o  Guarasol chegou aos oito pontos e é o líder do Grupo D. Já o Leão tem apenas dois e está na terceira posição. Ainda com chances matemáticas, mas cada vez mais difícil, o Sport foca na próxima rodada no clássico diante do Timbu. A partida será no domingo (2), às 18h30, na Arena Pernambuco. Já o Guarasol enfrenta o Botafogo-PB.

135 minutos sem gol

A primeira partida entre Sport e Guarany de Sobral, no último domingo (26), terminou em 0x0. E o empate sem gols seguiu na etapa inicial do duelo no Estádio do Junco. A diferença entre um jogo e outro foi a formação tática do Leão. Desta vez, o técnico Geninho escalou a equipe no 3-5-2 e promoveu a estreia de Ewerton Páscoa. Além disso, Rodrigo Mancha, que passou mal durante o dia, foi vetado pelo Departamento Médico sendo substituído por Ronaldo. Fechando em três alterações de um jogo para outro – Durval e Aílton ficaram no Recife trabalhando a parte física.

Com a nova formação tática, o Sport começou a partida com uma forte marcação, ganhando o meio-campo e mais efetivo no ataque. Pelo menos nos minutos iniciais com Neto Baino, que no primeiro lance arrematou forte para fora. O Guarany de Sobral só começou a jogar depois dos 15 minutos, equilibrou as ações e criou até mais chances. Contudo, nas duas vezes, Thiago Furlan foi parado pela defesa e pelo goleiro Magrão.

Aos poucos, a forte marcação rubro-negra foi perdendo força e a falta de criatividade no meio-campo ficou evidente. Felipe Azevedo, mais recuado, e Everton Felipe pouco produziram ofensivamente. Pelo lado do Guarasol também. Mesmo com a entrada do atacante Gugu no lugar do lateral-direito Ivonaldo, que saiu machucado, pouco mudou no ataque cearense.

Gugu marca o gol da vitória no final

O empate sem gols foi insistente. E, para piorar, na etapa complementar, além da falta de gols, a qualidade do futebol – que já não era tanta assim -, caiu e a partida ficou sonolenta. O primeiro lance perigoso só aconteceu aos 19 minutos num chute cruzado de Thiago Furlan, que Magrão espalmou para escanteio.

O técnico Geninho tentou melhorar o Sport com a entrada de Ananias no lugar de Everton Felipe. Em seguida, saiu Felipe Azevedo e entrou Érico Júnior. E o atacante criou a melhor oportunidade para o Leão em todo o segundo tempo. Aos 36, Igor passou para Érico Júnior na área, que chutou cruzado raspando a trave do goleiro André Zuba. Foi o mais próximo que os rubro-negros chegaram do gol.

 O Guarany de Sobral também chegou ao ataque, muitas vezes em contra-ataque rápidos, mas sem eficiência. Magrão apenas observava o empate, até que a bola resolveu entrar em sua meta. Aos 46 minutos, após confusão na área, Gugu empurrou para o fundo das redes e marcou o tento da vitória. Os rubro-negros ainda reclamaram de impedimento, mas o árbitro validou o gol.

 

Ficha do jogo

Guarany de Sobral 1

André Zuba; Ivonaldo (Gugu), Joécio, Juliano e Zeca; Rodrigo, Zé Augusto, Santos e Márcio Tarrafas (Maranhão); Thiago Furlan e Adriano (Reinaldo). Técnico: Vladimir de Jesus

Sport 0

Magrão; Oswaldo, Ferron e Ewerton Páscoa; Patric, Ronaldo, Rithely, Everton Felipe (Ananias) e Igor Fernandes; Felipe Azevedo (Érico Júnior) e Neto Baiano. Técnico: Geninho

 Local: Estádio do Junco (Sobral)

Árbitro: Leandro Saraiva Dantas de Oliveira (RN)

Assistentes: Luis Carlos Camara Bezerra e Izac Márcio da Silva Oliveira (Ambos do RN)

Gols: Gugu (aos 46 do 2ºT)

Cartões amarelos: Rodrigo e Maranhão (Guarany de Sobral); Rithely, Ronaldo, Neto Baiano e Igor Fernandes (Sport)

Cartão vermelho: Ronaldo (Sport)

COMENTÁRIOS dos leitores