Alessandro pega pênalti, Náutico vence e vai à final

Na Arena Pernambuco, Timbu venceu o Salgueiro por 1x0 no tempo normal

por Nicoly Moreira sab, 12/04/2014 - 21:32

Depois de perder para o Salgueiro por 2x0, no Sertão pernambucano, o Náutico precisava da vitória para ter uma chance de disputar a final do Campeonato Pernambucano. E foi isso que aconteceu. Os alvirrubros derrotaram o Carcara por 1x0, na noite deste sábado (12), na Arena Pernambuco, e levou a disputa para as penalidades. Marcelinho, Zé Mário, Vinicius, Yuri e Geovane converteram as cobranças. O goleiro Alessandro conseguiu defender uma das batidas e fechou a conta em 5x3. O Timbu está de volta à decisão do Estadual após quatro anos tropeçando nas semifinais.



O Náutico, agora, só espera a semifinal entre Sport e Santa Cruz para saber quem enfrentará na decisão do Campeonato Pernambucano. O Clássico das Multidões será neste domingo (13), na Ilha do Retiro, e os tricolores venceram o primeiro jogo por 3x0. A final do Estadual está marcada para a próxima quarta-feira (16), às 20h, no estádio do adversário alvirrubro. O jogo da volta, na Arena Pernambuco, será no dia 23 deste mês, também às 20h



Timbu frustra torcida com gols desperdiçados

O Salgueiro pressionou o time alvirrubro no inicio da partida. Aos quatro minutos, o Carcará chegou a marcar, mas o gol foi impedido pela arbitragem. Após cobrança de falta da direita, Ranieri desviou de cabeça e a bola entrou. Depois disso, só deu o Náutico. O Timbu perdeu três chances de marcar o primeiro gol da partida. A primeira foi com Marcelinho, que quase acertou as redes. Dois minutos depois, Paulo Junior perdeu mais uma oportunidade de balançar as redes.  O atacante, na pequena área, chutou por cima do goleiro.



A terceira ocasião clara de gol foi novamente com Marcelinho. Elicarlos cruzou para Paulo Junior, que chutou e Luciano defendeu. Marcelinho, de cara com o gol, não conseguiu chutar. Depois do gol impedido e as chances do Náutico, o Carcará esfriou na partida. Entretanto, Anderson Paraíba chutou uma bomba de fora da área, mas que não representou perigo para o goleiro Alessandro.



No final do primeiro tempo, o Timbu voltou a pressionar e Yuri perdeu mais um gol feito. Paulo Júnior fez uma bela jogada individual e passou para Yuri, que chutou. Luciano fez uma importante defesa. Depois dessa sequência, o Salgueiro se acertou melhor no campo defensivo e conseguiu bloquear algumas jogadas do Náutico. Mas o domínio de bola continuava com os alvirrubros. O Carcará ainda teve tempo de arriscar mais uma bola. O atacante Everton cabeceou e o goleiro alvirrubro espalmou a bola.



Náutico marca e leva decisão para os pênaltis

No segundo tempo, os alvirrubros voltaram ainda mais ofensivos e continuaram deixando escapar o gol. O Timbu quase balançou as redes com João Ananias e depois com Paulo Junior. No primeiro lance, o lateral direito encheu o pé e o goleiro mandou a bola para escanteio. Após a cobrança, o atacante cabeceou e Luciano fez uma defesa milagrosa.  Em seguida, o Náutico mal conseguiu chegar à defesa adversária e o Salgueiro começou a ganhar volume de jogo.



Entretanto, não demorou muito e o Náutico conseguiu acertar o gol. O meia Vinicios, que tinha acabado de entrar em campo no lugar de Paulo Junior, dominou de perna direita e soltou o pé no ângulo direito do goleiro Alessandro, que ficou apenas olhando o lance.



No final da etapa, o Salgueiro buscou o empate com Victor Caicó, que conseguiu virar em cima da zaga alvirrubra e bateu em gol, mas o goleiro Alessandro estava bem posicionado e fez a defesa. Minutos depois, o Carcará teve mais uma chance com Vitor Caicó. O volante chutou e Alessandro fechou o gol novamente. Com a vitória do Timbu, a decisão foi para a cobrança dos pênaltis.



Alessandro defende e garante o Timbu na final

Marcelinho, Zé Mário, Vinicius, Yuri e Geovane foram os escolhidos pelo técnico Lisca para a cobrança dos pênaltis e não desperdiçaram. Na primeira batida, Náutico e Salgueiro conseguiram converter. Foi na segunda série que o goleiro Alessandro brilhou e defendeu a penalidade de Valdeir. Todas as outras bolas foram às redes. Até que Geovane cobrou, acertou o gol e garantiu a vitória do Alvirrubro: 5x3.



Ficha do Jogo



Náutico 1 (5)

Alessandro; João Ananias (Jackson), Flávio, Leonardo e Raí; Elicarlos (Vinicios), Yuri, Dê e Zé Mario; Marcelinho e Paulo Júnior (Geovane). Técnico: Lisca



Salgueiro  0 (3)

Luciano, Sidny (Rodolfo), Alemão, Ranieri e Peri; Pio (Vitor Caicó), Moreilândia, Valdeir e Anderson Paraíba; Everton (França) e Kanu. Técnico: Cícero Souza



Local: Arena Pernambuco

Árbitro: Emerson Sobral

Assistentes: Ricardo Bezerra e Wlademir de Souza

Cartões Amarelos: Everton e França (Salgueiro)

Gols: Vinicius (aos 23min do 2ºT)

Pênaltis convertidos: Marcelinho, Zé Mário, Vinicius, Yuri e Geovane - NÁUTICO; Kanu, Rodolfo Potiguar e França - SALGUEIRO

Público: 16.502

Renda: R$ 354.170

COMENTÁRIOS dos leitores