Campanhas de sócio não vingam nos times de Pernambuco

De premiações a promoções em redes de supermercados até ingressos gratuitos, quadros de associados não atendem expectativas de Náutico, Santa Cruz e Sport

por Clauber Santana qua, 01/10/2014 - 08:00
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Náutico, Santa Cruz e Sport tentam – é bem verdade ainda a passos lentos - a modernização na forma de fazer futebol. Recentemente, os três clubes da capital pernambucana lançaram vantajosas campanhas de sócios em busca de uma renda fixa para agradar os exigentes torcedores, que querem títulos, craques e uma agremiação estruturada. No entanto, mesmo com preços acessíveis, a tentativa não vingou. A contrapartida da torcida não foi a esperada em meio à expectativa criada. Assim, o trio de ferro ainda segue atrás dos grandes do Brasil.

No final de março, a prometida campanha de sócios do Náutico foi lançada na Arena Pernambuco. Com uma série de vantagens em redes credenciadas e prêmios, o número de associados do Timbu cresceu, mas ficou longe da meta. “Tivemos um aumento de quase 100%, o que gira em algo em torno de dois mil sócios. Porém, esperávamos mais. Queríamos já ter em torno de cinco a sete mil”, revelou o diretor de marketing do Timbu, Luiz Henrique Zamboni.

O objetivo do Sport era ainda mais ousado, mas a diretoria acreditava no bom momento do futebol para alcançá-lo, além das vantagens. Só em de setembro, eram esperados dez mil sócios rubro-negros com o ‘Sport de verdade’. Ao final do mês, apenas mil novos membros somado aos nove mil que estavam adimplentes. “Não foi o esperado, mas não desanimamos, não. Achávamos que era um número razoável pelo tamanho da torcida. Ainda assim, foi algo satisfatório. Não adianta parar. Vamos continuar buscando novos sócios e fazer uma campanha de recadastramento para trazer de volta os rubro-negros que já fizeram parte do quadro de associados”, analisou o diretor executivo de marketing do Leão, Sid Vasconcelos. 

Chamada de ‘Guerreiro Fiel’, a campanha de sócios do Santa Cruz foi lançada ainda em 2011. Porém, em 2014, houve uma mudança relevante, que facilitou a ida dos torcedores ao Arruda. Desde julho, os tricolores associados em qualquer categoria, e em dia, não pagam ingresso. O Tricolor atingiu a marca de 16 mil sócios em dia, mas também ainda não é o que esperava a diretoria.

De acordo com o idealizador do Guerreiro Fiel, Dênis Oliveira, este número poderia ser mais significativo. Principalmente com a inclusão do ingresso no valor da mensalidade. Desde essa mudança, seis mil tricolores voltaram a ser sócio ou se associaram. “Ficou aquém. Queríamos mais porque a nossa missão é atingir 30 mil até o final do ano. Mas temos a consciência de que ainda não desenvolvemos os benefícios para alavancar esse número”, explicou.

Conscientização do torcedor

Um novo quadro pode surgir para os clubes pernambucanos quando houver uma conscientização do torcedor. É o que sugere o diretor de marketing do Náutico, Luiz Henrique Zamboni. “A dificuldade é geral e o maior desafio da área de relacionamento com os sócios é desvincular do futebol. O torcedor precisa entender essa diferença e desvincular do que acontece em campo. O clube, independente de resultado, precisa da torcida”, argumentou.

Esta tese dos resultados, porém, para o Sport não faz muito sentido, já que o time conquistou só em 2014 o Pernambucano e a Copa do Nordeste, e faz uma boa campanha na Série A. A linha que a diretoria leonina seguirá é outra, mas também tentando conscientizar os rubro-negros. “Vamos massificar a campanha e fazer com o que o torcedor entenda que tornando-se sócio, o clube ficará mais forte e terá mias conquistas. Este ano tivemos. Mas, independente do resultado, a torcida tem de compreender que é mais vantagem ser sócio por inúmeros fatores”, afirmou Sid Vasconcelos.

Mas esta relação com o torcedor e, sobretudo, com o seu entendimento para ser a grande dificuldade para os clubes. “É uma questão cultural. Só que o torcedor precisa entender que a colaboração dele é indispensável para a manutenção do clube. E, principalmente, desvincular da campanha em campo. Entendo que isso é um projeto que demora”, ressaltou Dênis Oliveira. 

Categorias de Sócios

Náutico

- Standard (R$20)

- Sócio-torcedor (R$ 40)

- Patrimonial (R$ 45) 

Sport

- Sócio-torcedor (R$ 25)

- Contribuinte (R$ 40)

Santa Cruz

- Prata (R$ 30)

- Ouro (R$ 40)

- Contribuinte (R$ 50)

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