Náutico busca classificação em clássico contra Sport

Timbu precisa vencer arquirrival para garantir vaga na semifinal do Campeonato Pernambucano

por Lívio Angelim dom, 22/03/2015 - 07:00
MARLON COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Sport venceu primeiro clássico contra o Náutico em 2015 por 1 a 0, também na Arena Pernambuco MARLON COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Dos três grandes de Pernambuco, só falta o Náutico garantir vaga na semifinal do Campeonato Pernambucano. E pode ocorrer ainda neste domingo (22). Mas para isso, o time do técnico Lisca precisa se reerguer após a eliminação na Copa do Nordeste e vencer o arquirrival e líder do torneio: Sport. Desta vez, é o Timbu quem sedia o jogo na Arena Pernambuco, a partir das 16h.

O Sport é líder do Campeonato Pernambucano – com 21 pontos – e já tem a classificação garantida, assim como o Santa Cruz. O Tricolor venceu o Serra Talhada por 3 a 0 no sábado e somou 13 pontos. Já o Náutico – logo depois de Central (11) – ocupa a quarta colocação com dez, acima de Salgueiro (oito) e o Lampião (sete).  

Chance da reviravolta alvirrubra

“Mudar o chip”, como os jogadores falam ao sair de uma competição para outra, não será fácil para o Náutico desta vez. A eliminação traumática na Copa do Nordeste deixou o elenco abatido. No entanto, o técnico Lisca enxerga no clássico a possibilidade de elevar a autoestima do grupo e retomar o caminho da recuperação na temporada. 

“O grupo sentiu, mas não podemos mais lamentar porque já passou. Futebol é assim, já temos a possibilidade de reagir após a eliminação. Somos profissionais e temos de buscar a motivação para se recuperar. Vamos conseguir e buscar o equilíbrio”, afirmou o comandante alvirrubro.

>> Lesionados, Elivélton e Flávio só voltam ao Timbu na Série B

>> Pedro Carmona, Patrick Vieira e Ronny são opções para o clássico

Com relação ao time, Lisca será obrigado a mudar a formação. Lesionados, Elivélton e Flávio são desfalques e farão com que o Timbu deixe de atuar com três zagueiros. Diego entra na defesa para jogar ao lado de Welton Felipe. Enquanto Guilherme retorna à equipe na lateral direita. Na frente, a dúvida fica entre Renato e Patrick Vieira.

Rubro-negros manter boa sequência

As ambições leoninas nesta fase do Estadual já são mínimas. O Sport além de classificado já tem a primeira colocação garantida. As atenções do time estão voltadas para as quartas de final da Copa do Nordeste na próxima semana - quarta-feira (25) e domingo (29) -, contra o Fortaleza. E é com o discurso voltado para o Nordestão que o técnico Eduardo Baptista quer alimentar a motivação para o Clássico dos Clássicos.

“Clássico é clássico, o jogador tem que estar motivado, até porque antecede a primeira decisão na Copa do Nordeste e vai servir de motivação para o jogo contra o Fortaleza, então estamos muito cuidadosos para enfrentar o Náutico”, comentou o treinador rubro-negro.

>> Eduardo Baptista escalará titulares "não desgastados" no clássico

>> Sport treina sem titulares em preparação para clássico

Apesar da postura, o técnico Eduardo Baptista não deve jogar contra o Náutico com força máxima. O comandante rubro-negro vem alternando duas equipes entre o Estadual e o Nordestão para evitar desgaste físico. E contra o Timbu não deve ser diferente. 

O treinador prometeu “força máxima com o que estiver à disposição”. Por isso é provável que poupe o veterano lateral direito Vitor, que deve ser substituído pelo improvisado zagueiro Oswaldo. Pela primeira vez em 2015, Eduardo Baptista fechou o treino e fez mistério sobre a escalação, mas deve ir a campo com os experientes Magrão, Durval e Diego Souza. Tudo para tentar garantir a boa sequência para a semana de decisão na Copa do Nordeste.

COMENTÁRIOS dos leitores