Cearenses dominam Circuito Rota do Mar Pro Surf

Donos da casa subiram ao pódio em quase todas as categorias da primeira etapa do circuito

por Rodrigo Malveira seg, 13/04/2015 - 11:30
Claudio Damangar/Divulgação Elivelton Santos, da Paraíba, foi um dos poucos não cearenses a conquistar um título neste domingo (12) Claudio Damangar/Divulgação

A praia do futuro, no Ceará recebeu neste domingo (12), a primeira etapa do Circuito Rota do Mar Pro Surf, que ainda contará com mais duas etapas ao longo do ano.  A próxima será em julho na praia de Maracaípe (PE) e em novembro a disputa é encerrada na Praia de Pipa (RN). Os donos da casa dominaram em quase todas as categorias. A disputa contava pontos para o ranking cearense e também para o nordestino. 

O início do dia foi com as categorias sênior e Grand Kahuna, que possui atletas experientes (acima dos 50 anos) entrando na água para a disputa de uma vaga na semifinal. Com a maré subindo, o mar ficou com ondas demoradas, e cada atleta precisou obter uma boa pontuação na pouca série de ondas que conseguiu pegar.

Na categoria feminina, a cearense Yanca Costa, de 15 anos, sagrou-se campeã, liderando a bateria final do começo ao fim. A jovem, é uma das promessas do surfe cearense, que também foi representado pelas surfistas Juliana Souza e Larissa Santos, finalistas dessa mesma etapa.  “Eu vinha treinando bastante pra ter uma série de resultados bons, o ano começou muito bem e pretendo terminar melhor ainda”, declarou Yanca Costa, já com planos de disputar os Pro Juniors em 2015 e se classificar pro WQS.

 No sênior quem levou a primeira colocação foi o cearense Isaías Silva, somando uma das notas mais altas da competição. E o primeiro lugar da Grand Kahuna ficou com Odalto Castro, o primeiro surfista brasileiro retratado na capa de uma revista internacional de surf , a Surfing Magazine, na década de 80 em Pipeline, no Hawaii. O clássico surfe dos longboarders consagrou Geraldo Lemos (CE) na primeira colocação. Na Open, foi a vez de Emanuel de Souza, surfista da praia de Miami (RN) e pentacampeão nordestino, conquistar o título. E finalizando a disputa a categoria Profissional masculina levantou a torcida nas areias do Futuro e numa final apertada e emocionante, quem faturou a primeira colocação foi o paraibano Eliventon Santos, em uma final apertada contra os cearenses Artur Silva, Michel Rock e Adilton Mariano.

COMENTÁRIOS dos leitores